Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Análise Noctua NH-D15 SE-AM4

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

Boas pessoal, para quem já leu as nossas análise ao 2400G e ao 2200G da AMD sabe que utilizámos uma solução da Noctua para arrefecer os APU. Mas será que existe algo ainda mais potente desta marca? Sim é verdade, temos agr o Noctua NH-D15 em versão AM4 para testar, a besta considerada o melhor aircooler no mercado. Se com o outro cooler os 4GHz eram fáceis… com este nem é preciso perguntar se é possível arrefecer.

 

 

Primeiro contacto

Como já havia sido dito, a Noctua é uma empresa austríaca que visa fornecer aos seus utilizadores a melhor experiência nos dois campos mais importantes do cooling: o silêncio e a performance. Os produtos mais reconhecidos da Noctua são as suas ventoinhas (devido ao esquema de cores característico, aliado a uma qualidade de construção excelente) e os coolers, que geralmente se debatem com os melhores, ocupando sempre lugares de renome. Aqui temos mais um dos excelentes produtos de cooling da mesma, numa das áreas em que a mesma mais se destaca, os coolers!

Especificações

“NH-D15 SE-AM4

Having received more than 200 awards and recommendations from international hardware websites and magazines, Noctua’s flagship model NH-D15 has become a benchmark for elite-class dual tower coolers. The SE-AM4 version is a dedicated special edition for AMD’s AM4 (Ryzen) platform featuring the latest SecuFirm2™ mounting system for AM4. Topped off with two of the renowned quiet NF-A15 PWM 140mm fans, Noctua’s proven NT-H1 thermal compound and a full 6-year manufacturer’s warranty, the NH-D15 SE-AM4 forms a complete premium-quality solution that represents a deluxe choice for both overclockers and silent enthusiasts who strive to tune their AM4 systems to the max. 

Especificações retiradas do site da Noctua.

Embalagem

Hoje para análise temos a versão AM4 do Noctua NH-D15 o que significa que os processadores estão prontos para um verão mesmo dos mais escaldantes. Este cooler é conhecido por ser o melhor air cooler existente no mercado, sendo que apenas faltava esta versão AM4. Temos duas ventoinhas de 150mm NF-A15 para passar ar neste enorme cooler.

A parte frontal da caixa usa o esquema colorido que a Noctua já nos tem vindo a habituar.

 

 

Num dos lados temos as especificações numa tabela que nos elucida as diversas características deste produto.

Noutro dos lado temos umas imagens que ilustram as diversas características deste produto, tal como as ventoinhas NF-A15, a pasta térmica NT-H1 e ainda o facto desta ser apenas uma versão do muito famoso NH-D15.

Finaliza-se com um pequeno texto introdutório nas diversas línguas diferentes, que permitem ao comprador saber mais deste cooler.

 

No que toca a acessórios, eles vêm nesta pequena embalagem de cartão.

Fora da embalagem, podemos ver os dois mounting brackets para AM4, os fan clips para a segunda ventoinha, o manual, a chave philips, a pasta térmica, o logo da Noctua, um Y-Split para as ventoinhas e um Low Noise adapter.

Temos a segunda ventoinha num pacote separado do cooler principal.

Em suma temos todos os acessórios a que a Noctua já nos veio a habituar, pelo que resta ver o resto do D15!

Noctua NF-D15 SE-AM4

Este é o Noctua NF-D15 com a versão especial para AM4, onde a única coisa que muda é o sistema de retenção utilizada , que apresenta as já bem conhecidas NF-A15 PWM, num cooler de dupla torre.

Uma vista do topo onde podemos ver o logo da marca em cada uma delas, assim como os seis heatpipes em cada uma.

Da traseira do NH-D15 vemos mais uma vez os imponentes 6 heatpipes que vêm da base.

Aqui da traseira onde podemos ver melhor as grelhas deste cooler, tudo aparenta ser muito bem finalizado, com cuidado.

Novamente um detalhe que demonstra o gap para aumentar a compatibilidade de memórias com o D15.

Uma vista mais de perto à excelente base polida do Noctua NH-D15

O sistema de retenção do NH-D15 é feito através destes parafusos nas barras com espaçadores incluídas.

As ventoinhas incluídas são as conhecidas NF-A15!

Assim sendo, temos a mesma qualidade que já tínhamos visto anteriormente, pelo que resta testar este cooler!

Instalação

A instalação do cooler é muito simples pois utiliza a backplate já incluída nas boards AM4 como base. A instalação é muito simples, usando os espaçadores e as barras incluídas, conforme a orientação desejada para o Noctua NH-D15. Após as barras instaladas, resta apertar de forma alternada os dois parafusos que se encontram em cada lado do NH-D15 e voilá, temos o cooler instalado!

Testes

O Noctua NF-D15 SE AM4 foi testado com:

AMD Ryzen 5 2400g @ 4 GHz

Gskill Aegis 2 x 8 GB 3000 MHz DDR4 @ 3066 MHz

MSI B350 Tomahawk

Sapphire Radeon RX560 4GB Pulse

Antec Edge 650W Full modular

Kingston HyperX 240GB

Um agradecimento à Noctua, à Antec, à Kingston e à AMD por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

Os testes são feitos usando o Prime 95, custom Blend com 8GB de RAM, durante uma hora. A temperatura apresentada é a do core com temperatura superior.

Os resultados são com a temperatura ambiente de 20ºC

O preset utilizado foi o seguinte:

AMD Ryzen 5 2400g @ 4 GHz @ 1.4V – OC


 

Como podemos ver, este cooler chega e sobra para arrefecer o Ryzen 5 2400G em qualquer que seja a tarefa, mesmo com overclock e ainda com pouco ruído. Algo expectável pois este é um dos melhores air coolers do mercado, mesmo a arrefecer um Ryzen 7 2700X não teria problema. Mesmo a nível de ruído, as ventoinhas de 150mm são silenciosas para o airflow que oferecem!

 

Conclusão

Noctua NF-D15 SE-AM4

Positivo

+ Performance soberba

+ Compatibilidade AM4

+ 6 anos Garantia

Negativo

- Tamanho

- Preço

Preço de venda médio: 89,90 € (preço recomendado)

Performance: 10/10

Preço: 8/10

Qualidade de Construção: 10/10

Geral: 9/10

A Noctua continua a ganhar no mercado de coolers para CPU. Não só tem coolers com excelente performance, conseguem fazer isso com baixo ruído. Obviamente o preço a pagar é algo elevado, mas quando se quer o melhor isso tem um custo. Temos 6 anos de garantia também, pelo que este cooler irá aguentar diversos updates de plataforma. Para quem quer o melhor que existe a ar, é este NH-D15. Só têm de assegurar que este irá caber na vossa caixa, dadas as enormes dimensões do mesmo!

Assim sendo, é fácil recomendar este Noctua NH-D15 SE-AM4 , recebendo assim o prémio de recomendado pelo InsideGeeks!

Agradecemos à Noctua pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter