Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Análise Noctua NF-P12 1700 PWM, 1300 PWM, 1300 e 900 Redux

Votos de utilizador:  / 1
FracoBom 

Boas pessoal, a verdade é que a Noctua não se limitou apenas a vender as novas ventoinhas NF-A12x25, pois temos também novas adições à gama de baixo custo Redux. As novidades são então na forma de NF-P12, em diversos sabores, conforme a necessidade. Hoje em análise temos as versões de 1700 e 1300 RPM, conforme as necessidades do utilizador e em sabor PWM ou FLX. Esta é uma versão simples da muito conhecida ventoinha da Noctua que ajudou a marca a nível de reconhecimento mundial. Assim sendo, vamos ver como é que a Noctua conseguiu tornar esta ventoinha mais acessível, sem retirar performance.

 

Primeiro contacto

Como já havia sido dito, a Noctua é uma empresa austríaca que visa fornecer aos seus utilizadores a melhor experiência nos dois campos mais importantes do cooling: o silêncio e a performance. Os produtos mais reconhecidos da Noctua são as suas ventoinhas (devido ao esquema de cores característico, aliado a uma qualidade de construção excelente) e os coolers, que geralmente se debatem com os melhores, ocupando sempre lugares de renome. Aqui temos mais um dos excelentes produtos de cooling da mesma, numa das áreas em que a mesma mais se destaca, as ventoinhas!

Especificações

“Noctua NF-P12 Redux

Specifically designed for pressure demanding applications such as CPU or radiator cooling, the classic NF-P12 is a long-standing favourite among enthusiast users around the world and helped to found Noctua’s reputation as a top-tier manufacturer of premium quality quiet cooling components. The new redux edition reissues this award-winning model in a streamlined, accessibly priced package that has been reduced to the essential core: the NF-P12 premium fan. Its industry grade SSO bearing, over 150.000 hours MTTF rating and full 6 years manufacturer’s warranty make the NF-P12 redux a proven premium choice that provides trusted Noctua quality at an attractive price point. The performance-oriented top speed of the 1700rpm PWM version is ideal for high efficiency case, radiator and CPU cooling as well as other applications that require both extended performance headroom and PWM for automatic speed control.

Especificações retiradas do site da Noctua.

Embalagem

Hoje temos não uma, não duas, não três, mas sim quatro versões das ventoinhas para análise! Onde basicamente temos versões de 1700 ou 1300 / PWM ou não PWM. As embalagens possuem o tipo de sobriedade que já estamos habituados por parte da linha Redux da Noctua onde o principal destaque é a cor cinza que não só cobre a embalagem, como também esta presente na própria ventoinha. Temos também uma menção do “new frame design” que permite agora a utilização de acessórios da linha Chromax nesta linha Redux!

Agora com um closeup na embalagem da versão de 1700RPM e PWM, visto que são todas as versões muito similares, só variando no facto de ter PWM ou não, temos o nome da linha Redux na parte central, assim como a menção ao novo frame design na parte superior esquerda. Isto significa que é compatível com a linha Chromax, como já havia sido dito anteriormente.

Aqui uma imagem de como fica a caixa quando aberta, podendo observar melhor as quatro ventoinhas.

Agr passando para a traseira temos as especificações do produto assim como a menção de ser possível utilizar os acessórios nesta renovada NF-P12 redux.

Noctua NF-P12 Redux

Esta é a nova Noctua NF-P12 Redux, uma ventoinha que apenas pretende cortar no preço e nos acessórios, mas não na performance e na compatibilidade com outros produtos da gama Noctua! Aqui podemos ver que a versão na foto é a versão de 4 pinos PWM, onde tudo o que temos na embalagem é a própria ventoinha e 4 parafusos para instalar a mesma.

Vendo agora a ventoinha mais de perto, pelo perfil das pás, vemos que esta é uma ventoinha mais dedicada a airflow dentro da caixa. Temos também os locais nos cantos para colocar os acessórios da linha chromax.

De notar na parte traseira que temos o motor com íman SSO (que já tem vindo a ser habitual) e ainda o facto de termos o power draw indicado na mesma.

Especial atenção à pá com pequenos recortes para melhor airflow.

Em suma, temos uma excelente qualidade de construção, como aliás já seria de esperar por parte da Noctua, veremos se os resultados obtidos são bons!

Testes

As Noctua Noctua NF-P12 Redux foram testadas com o seguinte sistema:

- Intel Core i5 3570k 3.4 GHz @ 4.5 GHz

- Gigabyte Z77MX

- 16GB GeIL EVO Veloce 1866 MHz @ 2133 MHz

- Samsung 160 GB

- Kingston HyperX 240GB

- Antec HCG 650W

- Antec P6

- Windows 10

- Noctua NH-C14S

Um agradecimento à Noctua, à Antec, à GeIL e à Kingston por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

Os testes são feitos usando o Prime 95, custom Blend com 8GB de RAM, durante uma hora. A temperatura apresentada é a do core com temperatura superior.

Os resultados são com a temperatura ambiente de 20ºC

O preset utilizado foi o seguinte:

Intel i5 3570k @ 4.5 1.25v – OC

É fantástico ver que apenas perdemos uns graus utilizando estas ventoinhas NF-P12 Redux, sendo por isso uma excelente opção para quem pretenda uma ventoinha mais barata para o seu cooler!

Apesar de mais ruidosas que as excelentes série NF-A12x25, continuam a ser um excelente compromisso entre a performance e o silêncio!

Conclusão

Noctua NF-P12 1700 PWM , 1300 PWM, 1300, 900 Redux

Positivo

+ Preço

+ Compatibilidade Chromax

+ 6 anos Garantia

Negativo

- Nada a apontar

Preço de venda médio: 14,90 € (preço recomendado)

Performance: 9/10

Preço: 9/10

Qualidade de Construção: 9/10

Geral: 9/10

Para quem aprecie simplesmente bom airflow, a Noctua tem esta linha Redux para dar a qualidade Noctua a um preço mais budget. E a verdade é que isso se nota na performance, a única coisa que é cortada nesta versão são os acessórios e não a performance! Assim sendo temos, os excelentes resultados que foram possíveis de ver acima, mostrando que a Noctua tem uma base elevadíssima para todos os seus produtos. Ao finalizar o seu produto com 6 anos de garantia, penso que não restam dúvidas, escolham uma linha adequada para vocês e a Noctua vai conseguir oferecer excelente performance!

Assim sendo, é fácil recomendar estas Noctua NF-P12 1700 PWM, NF-P12 1300 PWM e não PWM e ainda NF-P12 900 ,recebendo assim o prémio de recomendado pelo InsideGeeks!

Agradecemos à Noctua pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter