Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Análise Noctua NF-A12x25 PWM, FLX e ULN

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

Neste artigo

Boas pessoal hoje vamos ter em análise um conjunto de ventoinhas que se pode mesmo denominar de revolucionário. É uma afirmação algo difícil de justificar, mas esperamos que no final desta análise vejam que é algo bastante realista. A marca de qual esta afirmação vem é, como sempre, a especialista Noctua que com a nova NF-A12x25 pretende demonstrar que a tradicional ventoinha ainda pode ser melhorada, e não estamos a falar a nível de adicionar RGB, estamos sim a falar de performance que pode ser medida, tanto a nível de fluxo de ar e temperaturas, como de ruído. Assim sendo, vamos ver como é que a Noctua conseguiu inovar neste mercado que, realmente parece não ter muito por onde inovar.

 

Primeiro contacto

Como já havia sido dito, a Noctua é uma empresa austríaca que visa fornecer aos seus utilizadores a melhor experiência nos dois campos mais importantes do cooling: o silêncio e a performance. Os produtos mais reconhecidos da Noctua são as suas ventoinhas (devido ao esquema de cores característico, aliado a uma qualidade de construção excelente) e os coolers, que geralmente se debatem com os melhores, ocupando sempre lugares de renome. Aqui temos mais um dos excelentes produtos de cooling da mesma, numa das áreas em que a mesma mais se destaca, as ventoinhas!

Especificações

“Noctua NF-A12x25

The NF-A12x25 is a highly optimised next-generation 120mm fan that integrates Noctua’s latest innovations in aerodynamic engineering in order to achieve an unprecedented level of quiet cooling performance. It takes state-of-the-art technologies such as the AAO (Advanced Acoustic Optimisation) frame or Flow Acceleration Channels and combines them with a record tight tip clearance of only 0.5mm, which is made possible by using the novel Sterrox® liquid-crystal polymer (LCP) compound as well as a metal-reinforced motor hub and axis for ultimate precision. Following the approach of Noctua’s A-series, the NF-A12x25 is a true all-rounder that yields superb results in all types of usage, regardless of whether it’s in low-impedance, airflow-oriented applications such as case cooling, or high-impedance, pressure-demanding scenarios such as on heatsinks and watercooling radiators. The 4-pin PWM version supports fully automatic speed control via PWM fan headers and comes with a Low-Noise Adaptor to reduce the maximum speed from 2000 to 1700rpm. Topped off with exceptional running smoothness, Noctua’s reference-class SSO2 bearing, a rich bundle of accessories and 6-year manufacturer’s warranty, the NF-A12x25 is a premium-quality product through and through. Its superior efficiency, cutting-edge construction and pioneering materials make it an elite choice for the most discerning demands.

Especificações retiradas do site da Noctua.

Embalagem

Estas são as três versões disponíveis desta ventoinha, sendo que vamos fazer uma análise geral de uma delas, a versão PWM, pois é em tudo igual às restantes ventoinhas, variando apenas no facto de ser PWM (como o próprio nome indica) e alguns acessórios. Mas as embalagens como é possível verificar, têm o típico aspeto Noctua.

Passando agora para uma análise geral da embalagem, temos o nome da Ventoinha na parte principal, assim como alguns dos detalhes que tornam esta NF-A12x25 numa ventoinha especial. Temos a noção que estas ventoinhas são especialmente desenhadas para coolers de CPU e Watercooling. Feitas com um polímero de nome Sterox e ainda 6 anos de garantia. Que mais podemos pedir numa ventoinha? De resto temos algumas informações que dizem que esta é a versão PWM, existindo ainda a versão de baixo ruido ULN e a versão de 3 pinos FLX.

Ao abrir a embalagem temos uma scope of delivery que indica os conteúdos desta embalagem, e ainda uma pequena janela que permite ver o centro desta ventoinha e ainda os suportes de borracha para a instalação da ventoinha.

No lado interior da aba, podemos ver as curvas que relacionam o airflow com a pressão estática de três das mais conhecidas ventoinhas da Noctua: a Noctua NF-F12, a NF-S12A e esta nova NF-A12x25. O que este gráfico permite mostrar é que a ventoinha a amarelo, a NF-A12x25, permite ter um bom comportamento a nível de pressão estática (situação preferível para a NF-F12) e de airflow (que é a especialidade da NF-S12A).

Passando para a parte anterior da embalagem podemos ver um texto explicativo acerca deste produto em diversas línguas diferentes e ainda tabelas de especificações que melhor explicam as características desta NF-A12x25 PWM. A nível de velocidade máxima, tanto a versão PWM e FLX tem velocidade máxima de 2000 RPM enquanto a versão ULN tem velocidade maxima de 1200RPM.

Aqui vemos duas das embalagens lado a lado, neste caso a FLX e a versão ULN.

Passando então para os conteúdos da embalagem, qualquer que seja a versão escolhida, esta é a embalagem onde vem a ventoinha. Temos os diversos adaptadores na parte superior, assim como os acessórios que permitem montar a ventoinha de um modo fácil sem parafusos.

Falando então de acessórios, estes são os da versão PWM, onde contamos com uma extensão, um Y-Split, um adaptador de baixo ruído, quatro mounting pins e ainda uma cobertura para diminuir as perdas de ar entre o heatsink e a ventoinha. Para além dos habituais quatro parafusos para instalação.

De notar o manual muito bem ilustrado que nos ajuda a melhor entender qual a utilidade de cada acessório incluído, tal como realizar a instalação correctamente.

Já aqui temos os acessórios da versão FLX, sendo que os da versão ULN são exactamente os mesmos sem o ULN adapter. Assim sendo, temos tudo em dia, aliás como já tem vindo a ser hábito por parte da Noctua.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter