Análise Noctua NF-A12x25 PWM, FLX e ULN
Boas pessoal hoje vamos ter em análise um conjunto de ventoinhas que se pode mesmo denominar de revolucionário. É uma afirmação algo difícil de justificar, mas esperamos que no final desta análise vejam que é algo bastante realista. A marca de qual esta afirmação vem é, como sempre, a especialista Noctua que com a nova NF-A12x25 pretende demonstrar que a tradicional ventoinha ainda pode ser melhorada, e não estamos a falar a nível de adicionar RGB, estamos sim a falar de performance que pode ser medida, tanto a nível de fluxo de ar e temperaturas, como de ruído. Assim sendo, vamos ver como é que a Noctua conseguiu inovar neste mercado que, realmente parece não ter muito por onde inovar.
Primeiro contacto
Como já havia sido dito, a Noctua é uma empresa austríaca que visa fornecer aos seus utilizadores a melhor experiência nos dois campos mais importantes do cooling: o silêncio e a performance. Os produtos mais reconhecidos da Noctua são as suas ventoinhas (devido ao esquema de cores característico, aliado a uma qualidade de construção excelente) e os coolers, que geralmente se debatem com os melhores, ocupando sempre lugares de renome. Aqui temos mais um dos excelentes produtos de cooling da mesma, numa das áreas em que a mesma mais se destaca, as ventoinhas!
Especificações
“Noctua NF-A12x25
The NF-A12x25 is a highly optimised next-generation 120mm fan that integrates Noctua’s latest innovations in aerodynamic engineering in order to achieve an unprecedented level of quiet cooling performance. It takes state-of-the-art technologies such as the AAO (Advanced Acoustic Optimisation) frame or Flow Acceleration Channels and combines them with a record tight tip clearance of only 0.5mm, which is made possible by using the novel Sterrox® liquid-crystal polymer (LCP) compound as well as a metal-reinforced motor hub and axis for ultimate precision. Following the approach of Noctua’s A-series, the NF-A12x25 is a true all-rounder that yields superb results in all types of usage, regardless of whether it’s in low-impedance, airflow-oriented applications such as case cooling, or high-impedance, pressure-demanding scenarios such as on heatsinks and watercooling radiators. The 4-pin PWM version supports fully automatic speed control via PWM fan headers and comes with a Low-Noise Adaptor to reduce the maximum speed from 2000 to 1700rpm. Topped off with exceptional running smoothness, Noctua’s reference-class SSO2 bearing, a rich bundle of accessories and 6-year manufacturer’s warranty, the NF-A12x25 is a premium-quality product through and through. Its superior efficiency, cutting-edge construction and pioneering materials make it an elite choice for the most discerning demands. “
Especificações retiradas do site da Noctua.
Embalagem
Estas são as três versões disponíveis desta ventoinha, sendo que vamos fazer uma análise geral de uma delas, a versão PWM, pois é em tudo igual às restantes ventoinhas, variando apenas no facto de ser PWM (como o próprio nome indica) e alguns acessórios. Mas as embalagens como é possível verificar, têm o típico aspeto Noctua.
Passando agora para uma análise geral da embalagem, temos o nome da Ventoinha na parte principal, assim como alguns dos detalhes que tornam esta NF-A12x25 numa ventoinha especial. Temos a noção que estas ventoinhas são especialmente desenhadas para coolers de CPU e Watercooling. Feitas com um polímero de nome Sterox e ainda 6 anos de garantia. Que mais podemos pedir numa ventoinha? De resto temos algumas informações que dizem que esta é a versão PWM, existindo ainda a versão de baixo ruido ULN e a versão de 3 pinos FLX.
Ao abrir a embalagem temos uma scope of delivery que indica os conteúdos desta embalagem, e ainda uma pequena janela que permite ver o centro desta ventoinha e ainda os suportes de borracha para a instalação da ventoinha.
No lado interior da aba, podemos ver as curvas que relacionam o airflow com a pressão estática de três das mais conhecidas ventoinhas da Noctua: a Noctua NF-F12, a NF-S12A e esta nova NF-A12x25. O que este gráfico permite mostrar é que a ventoinha a amarelo, a NF-A12x25, permite ter um bom comportamento a nível de pressão estática (situação preferível para a NF-F12) e de airflow (que é a especialidade da NF-S12A).
Passando para a parte anterior da embalagem podemos ver um texto explicativo acerca deste produto em diversas línguas diferentes e ainda tabelas de especificações que melhor explicam as características desta NF-A12x25 PWM. A nível de velocidade máxima, tanto a versão PWM e FLX tem velocidade máxima de 2000 RPM enquanto a versão ULN tem velocidade maxima de 1200RPM.
Aqui vemos duas das embalagens lado a lado, neste caso a FLX e a versão ULN.
Passando então para os conteúdos da embalagem, qualquer que seja a versão escolhida, esta é a embalagem onde vem a ventoinha. Temos os diversos adaptadores na parte superior, assim como os acessórios que permitem montar a ventoinha de um modo fácil sem parafusos.
Falando então de acessórios, estes são os da versão PWM, onde contamos com uma extensão, um Y-Split, um adaptador de baixo ruído, quatro mounting pins e ainda uma cobertura para diminuir as perdas de ar entre o heatsink e a ventoinha. Para além dos habituais quatro parafusos para instalação.
De notar o manual muito bem ilustrado que nos ajuda a melhor entender qual a utilidade de cada acessório incluído, tal como realizar a instalação correctamente.
Já aqui temos os acessórios da versão FLX, sendo que os da versão ULN são exactamente os mesmos sem o ULN adapter. Assim sendo, temos tudo em dia, aliás como já tem vindo a ser hábito por parte da Noctua.