Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Análise Raijintek Orcus 240

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

Boas pessoal, hoje temos para vocês uma novidade que vai encaixar muito bem com o calor que se tem vindo a sentir por terras Lusas. Falamos pois de um cooler a água para assegurar que o vosso cpu se encontra refrescado e pronto a realizar todas as tarefas que pedem dele. O cooler vem da Raijintek , a marca que já nos apresentou os excelentes coolers a ar Leto e Aidos, sendo que este é um produto de uma gama ligeiramente mais alta. Temos um cooler com radiador de 240mm, cabos revestidos a teflon para assegurar durabilidade, um contador de fluxo de água no próprio bloco e a maior das novidades, o facto da bomba de água se encontrar na tubagem. Vamos ver que mais tem o Orcus para nos conquistar.

 

 

Primeiro contacto

A Raijintek é uma marca muito grande no mercado alemão. Esta é uma marca alemã com produção na China, de modo a ter preços mais acessíveis e que possui todo um reportório de diferentes acessórios. Temos desde blocos watercooling para CPU e GPU, coolers a ar, ventoinhas e até mesmo caixas. O que nos hoje temos é um desses watercoolers para o CPU.

YouTube

Especificações

“Raijintek Orcus 240

ORCUS, RAIJINTEK’s evolution All-In-One liquid cooling CPU cooler, designed in Germany and made in Taiwan. With several years of experience in liquid cooling products and cooperation with global engineers and manufactures, RAIJINTEK’s RD team developed the concepts of most performing AIO CPU liquid cooler and spent years to design one of most user friendly and spot light product for enthusiasts. ORCUS’s copper water block is a most advanced design of micro channels (0.1mm), extra large contact fin area with multiple channels for the best direct flow of liquid. More than this, ORCUS’s Pump is placed externally which will not incur vibration and stress on M/B and CPU. ORCUS external Pump is designed for high Q-Max, low dBA, and contains a reliable Bearing type. Not only a new design pump and water block are used, ORCUS’s radiator is also using high density design fin radiator. ORCUS has led the trend to designing a “Rotating Blade” with most popular RGB LED lighting inside tank, which able to show water flow and indicates the coolant level. More than rotating blade indicator, ORCUS is also designed to be refillable. Furthermore, ORCUS cooling fan system is with 12025 RGB PWM fans, 8port control hub, and remote controller. With switch function (M/B ; Remote) of controller Hub, either you can connect control hub to M/B RGB header (thus, all cooling system RGB lighting including M/B RGB will be controlled synchronously by M/B), or you can switch to “remote” of control hub if no RGB header on M/B, then all RGB lighting will be controlled by Remote controller. ORCUS is not only one of the best performing All-In-One liquid cooling at the market but it is the most user friendly AIO cooler in the world by the pre-filled liquid, providing extra 100ml coolant for your convenience for refill, which brought to you for the joy of friendly design and the surprisingly efficient performance.

Especificações retiradas do site da Raijintek.

Embalagem

Esta é a embalagem do Raijintek Orcus 240, um cooler All in One da Raijintek, sendo que temos uma embalagem bastante sóbria para o tipo de produto que é. A nível de cores temos um fundo branco a contrastar com preto e azul. Temos uma foto do produto na parte frontal, assim como o nome da marca no canto inferior direito.

Um pequeno detalhe na embalagem que revela os tipos de sockets compatíveis com este cooler, sendo que apenas podemos notar a ausência de suporte a Threadripper.

Passando para a parte traseira da embalagem, temos como sempre as especificações do produto, assim como os conteúdos de embalagem e possíveis aplicações, juntamente com fotos das diversas partes RGB deste Orcus.

Mais uma foto do bloco do cpu com o medidor de fluxo.

Na parte superior podemos observar que este Orcus se encontra disponível em duas versões (para além de versões de 120 e 360mm): temos o Orcus 240 Core, que não inclui as ventoinhas, e o Orcus 240 que inclui duas ventoinhas RGB. Assim sendo, fica concluída a primeira vista à embalagem, que aparenta ser muito agradável.

Aqui vemos com tudo vem bem acomodado na embalagem do Orcus 240.

Após retirar os conteúdos e acessórios da embalagem podemos então ver o que vem incluído para montar este Orcus 240. Temos o AIO na parte superior, com o bloco e o radiador ligados, temos uma pequena parte de plástico onde vêm incluídos as backplates e todos os parafusos necessários à montagem, assim como a pasta térmica. Na parte esquerda, temos um líquido para AIO, que irá servir para ir enchendo o AIO à medida que o líquido incluído se vai evaporando. À direita do líquido, temos o controlador RGB assim como o comando incluído que irá permitir controlar o show de luzes para quem não possua motherboards com capacidade RGB. A sua direita está ainda o manual e as duas ventoinhas RGB IRIS 12 Rainbow.

De modo a ver cada um dos acessórios com mais qualidade, temos aqui um close up. Começando pelo controlador RGB, vemos que este é alimentado por um cabo Molex (onde gostaríamos de ver um SATA) e que temos um cabo para ligar este controlador à nossa motherboard (caso a mesma tenha essa capacidade).

Passando agora para o backplate, vemos que temos duas embalagens com parafusos e porcas necessárias à instalação, e um backplate que é universal para todas as possibilidades de montagem do Orcus 240.

Uma vista mais de perto às ventoinhas RGB que equipam o Orcus, sendo que as mesmas são translucidas para um efeito RGB máximo!

Raijintek Orcus 240 RGB

Este é o bloco de CPU do Raijintek Orcus 240 RGB, um bloco que prima pela diferença certamente. Temos uma vista para dentro do bloco onde contamos com um contador de fluxo que irá girar durante a utilização do AIO, algo que, juntamente com os LED RGB que o bloco possui, irá ajudar a criar uma estética fenomenal. Para além disso temos uma pequena fill port no bloco (aquele parafuso metálico que é possível ver na foto), que permite encher o sistema com líquido à medida que o mesmo evapora.

Mas então, se a bomba não se encontra no bloco de CPU como nos comuns designs baseados em Asetek, onde está? Pois bem, a Raijintek escolheu uma solução muito interessante, pois decidiu que a tubagem era um excelente local para colocar a bomba que irá movimentar o líquido no seu sistema de cooling. Sistema de cooling esse que se encontra revestido a teflon para uma maior durabilidade, assim como flexibilidade.

Passando então agora para o radiador incluído neste Orcus 240, temos um radiador de alumínio, o design conta com um FPI (fins per inch) de 18 ao invés de alguns designs que contam com 20 ou 21. Mas uma novidade interessante é também o parafuso de bleed, que permite retirar ar do sistema(ou mesmo retirar a água), caso seja necessário.

Passando agora para a base do block, podemos ver que a mesma se encontra muito bem acabada, e reflectiva qb.

Assim sendo, podemos constatar que a nível de qualidade, o Orcus parece manter uma qualidade bastante elevada, veremos então como será para instalar este cooler.

Instalação

Para instalar este cooler no socket 1155 não é uma tarefa nada difícil. Primeiro que tudo há que colocar o backplate e as porcas para prender o backplate.

Após as porcas resta colocar a parte superior da retenção, colocando a parte de metal presa com os parafusos nas porcas que colocamos anteriormente.

De seguida é muito simples, bastando colocar o bloco no sistema de retenção com os parafusos de acordo com a orientação pretendida. De seguida é prender o radiador numa posição pretendida. De notar para não esquecer de ligar todos os cabos de alimentação e os RGB ao controlador RGB, que neste caso são muitos mesmo. Temos um cabo de alimentação da bomba, dois da ventoinha e três de RGB, o que torna algo difícil criar um aspecto clean dentro da caixa.

Como podem verificar, o look final é muito apelativo, sobretudo devido aos leds RGB.

Testes

O Raijintek Orcus 240 foi testado com o seguinte sistema:

- Intel Core i5 3570k 3.4 GHz @ 4.5 GHz

- Gigabyte Z77MX

- 16GB GeIL EVO Veloce 1866 MHz @ 2133 MHz

- Samsung 160 GB

- Kingston HyperX 240GB

- Sapphire Nitro+ RX480 4GB

- Antec HCG 650W

- Antec P6

- Windows 10

Um agradecimento à Noctua, à Antec, à GeIL e à Kingston por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

Os testes são feitos usando o Prime 95, custom Blend com 8GB de RAM, durante uma hora. A temperatura apresentada é a do core com temperatura superior.

Os resultados são com a temperatura ambiente de 20ºC

O preset utilizado foi o seguinte:

Intel i5 3570k @ 4.5 1.25v – OC

 

 

Os resultados que o Raijintek Orcus consegue obter são espetaculares, conseguindo derrotar a aposta da Antec também ela de 240mm, tudo isto com mais capacidades RGB, ainda que tal capacidade venha à custa de um ruído ligeiramente mais elevado.

Aqui podemos ver que o Raijintek Orcus 240 a 50% é pouco ruidoso, contudo quando se leva as ventoinhas ao máximo temos um ruído algo grande, mas que nem assim chega a ser incomodativo para quem utiliza headphones durante as suas sessões de gaming.

Conclusão

Raijintek Orcus 240    

Positivo

+ Estética

+ RGB

+ Performance

 

Negativo

- Garantia de apenas 2 anos

- Molex em vez de SATA para alimentação do controlador RGB

Preço de venda médio: 99,90 € (preço recomendado)

Performance 8.5/10

Preço: 8/10

Qualidade de Construção: 9/10

Geral: 8.5/10

A Raijintek acertou em cheio com o Orcus, pois ainda que não seja o melhor cooler em performance, é certamente um cooler que nos vamos relembrar durante muito tempo. Esteticamente temos características muito boas, como o bloco translúcido com RGB e as ventoinhas RGB, juntamente com o comando para permitir a quem tem sistemas mais antigos adicionar funcionalidade RGB aos mesmos. A instalação é também ela muito simples, sendo que apenas gostaríamos de ver algo que torne mais fácil a instalação de tantos cabos (tanto os pinos para alimentação como RGB). Mas a Raijintek pensou no futuro, pois inclui líquido e uma fill port para encher este cooler à medida que o líquido vai evaporando.

Assim sendo, é fácil recomendar este Raijintek Orcus 240, recebendo assim o prémio de recomendado pelo InsideGeeks!

Agradecemos à Raijintek pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter