Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Análise Antec Mercury 120

Votos de utilizador:  / 1
FracoBom 

Boas pessoal, hoje temos uma novidade que chega até nos por parte da Antec, que, por muito estranho que pareça, não é um chassis (se bem que também há uma análise de um quase a sair). Hoje temos os novos coolers AIO da Antec, a linha Mercury que possui um indicador de temperatura no LED, assim como um novo bloco da Asetek. A versão que hoje temos é a de 120mm, sendo que existem as versões de 240mm e ainda 360mm. Será que temos um bom cooler com este Antec? Vamos descobrir.

 

Primeiro contacto

Como dito em análises anteriores, a Antec é uma empresa que os conhecedores e entusiastas, facilmente associarão a fontes de alimentação de qualidade e caixas muito apelativas. Mais recentemente apostaram no cooling de cpu’s, mais concretamente em sistemas de refrigeração líquida fechados, fazendo concorrência à série Hx0 da Corsair, entre outros. Desta feita, a novidade é um desses mesmo AIO novos da gama Mercury, o Mercury 120.

Especificações

“Antec Mercury 120

Extreme & Powerful All-In-One Performance Liquid CPU Cooler

 

The new generation of Mercury line of all-in-one liquid CPU coolers. Available in three sizes, the Mercury 120 (120 mm x 120 mm radiator), the Mercury 240 (240 mm x 120 mm radiator), and the Mercury 360 (360 mm x 120 mm radiator). All Mercury models are built around a new sealed and silent pump, which consists of a three-phase motor promoting a rapid liquid circulation, helping the CPU to keep cool while it is being pushed to its limits. The pump features a high coolant pressure (2.3m water pressure; flow rate of 3.5 l / minute) & lower-fan noise. The Mercury is easily set up via plugging into a 3-Pin motherboard connector and SATA power (through an included adapter cable).

The pump-block also features three LEDs, which indicate coolant temperature. Blue indicates <48°C, green indicates 49-60°C, and red indicates >60°C. If you want efficiency, high performance and great build quality to meet the demands of your gaming system, look no further than the Mercury series coolers.

 Especificações retiradas do site da Noctua.

Embalagem

Aqui temos a caixa do Antec Mercury 120. Temos um aspeto muito sóbrio onde o principal elemento de destaque é o Cooler de 120mm com a iluminação azul. De resto temos o logo da Antec no canto superior esquerdo, o nome Mercury na parte inferior direita e ainda várias informações acerca deste cooler na parte inferior da caixa.

Passando para uma das laterais podemos ver novamente o nome Mercury 120 em destaque.

A parte traseira encontra-se reservado para ter informações técnicas em oito línguas diferentes de modo a apelar aos diferentes mercados.

Na parte superior da embalagem podemos contar com mais uma foto do Mercury 120.

No que toca à embalagem, vem tudo muito bem acomodado de modo a não ocorrerem nenhuns danos durante o transporte.

Falando agora de conteúdo da embalagem, podemos contar com um manual, o cabo SATA que irá alimentar a bomba de água, os diversos sistemas de retenção (que como iremos ver são um pouco complexos de mais), a ventoinha de 120mm com LEDS e ainda o AIO Mercury 120mm. Em suma, temos tudo o que é necessário para a instalação, sendo que resta observar o AIO com mais atenção.

Antec Mercury 120

Este é o Antec Mercury 120, um cooler AIO que promete bem arrefecer os vossos cpus quando têm limitações de espaço (não podem instalar um radiador maior ou um air cooler alto). A nível de especificações a bomba de água funciona a 3.5L por minuto e é a mesma do que aquela utilizada nos radiadores maiores, pelo que o líquido deve circular muito melhor neste circuito fechado.

Observando agora o radiador vemos que este tem o nome Antec na sua moldura de modo a diferenciar este cooler.

Uma rápida vista a esta base permite concluir que temos uma base de cobre muito bem polida e sem imperfeições (atenção aquando da instalação não se esqueçam de retirar este plástico protector).

Em suma o cooler tem muito boa qualidade de construção, com exceção dos tubos que na minha opinião deveriam ser mais flexíveis, pois em caixas onde o espaço não abunda não irão conseguir instalar o Mercury 120 por falta de flexibilidade dos mesmos.

 

A nível de funcionamento temos três cores de LED que indicam as diferentes temperaturas do líquido.

Instalação

A instalação do Mercury 120 é um dos piores pontos do cooler por ser algo complicado quando comparada com um cooler normal e até mesmo quando comparada com outros coolers AIO.

O primeiro passo para a instalação do Mercury 120 é colocar a backplate no sítio certo com a ajuda dos parafusos. Escolhendo a retenção para sistemas Intel, é adequado que, caso não mudem de cooler frequentemente, utilizem os adesivos incluídos para fixar a backplate, caso contrário terão de segurar a backplate com a vossa mão durante toda a instalação para a mesma não sair do sítio. De seguida, no bloco instalar as adições de metal na posição certa para cpus Intel. Colocar pasta térmica no CPU e instalar os parafusos com mola na diagonal até não ser possível apertar mais com a mão. Dar um toque final com a chave de fendas e se tiverem sorte a instalação irá parecer algo deste género abaixo.

 

 

Apesar da instalação parecer fácil a nível de palavras, a constante necessidade de reajustar o backplate faz com que eu recomende instalarem este cooler fora da vossa caixa, para facilitar o trabalho. Após o bloco estar no sítio basta instalarem o radiador numa posição de ventoinha de 120mm disponível, alimentar a bomba com o cabo SATA e ligar as ventoinhas PWM à motherboard. Finalmente temos o Mercury 120 pronto a trabalhar!

Testes

O Antec Mercury 120 foi testado com o seguinte sistema:

- Intel Core i5 3570k 3.4 GHz @ 4.5 GHz

- Asrock Z77 PRO3

- 16GB GeIL EVO Veloce 1866 MHz @ 2133 MHz

- Samsung 160 GB

- Kingston HyperX 240GB

- Sapphire Nitro+ RX480 4GB

- Antec EDGE 750W

- Antec P380

- Windows 8 Profissional x64

Um agradecimento à Noctua, à Antec, à GeIL e à Kingston por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

Os testes são feitos usando o Prime 95, custom Blend com 8GB de RAM, durante uma hora. A temperatura apresentada é a do core com temperatura superior.

Os resultados são com a temperatura ambiente de 20ºC

O preset utilizado foi o seguinte:

Intel i5 3570k @ 4.5 1.25v – OC

 

 

 

Como é possível de observar pelos resultados, o nosso 3570k a velocidades stock não aparenta ser qualquer tipo de problema para o Mercury 120. Já quando temos overclock, vemos que temos melhorias relativamente ao outro AIO de 120 previamente testado da Antec, colocando o Mercury 120 nuns estáveis e não excessivos 72ºc.

No que toca a resultados a nível acústico, o Mercury 120 comporta-se muito bem para um AIO, sobretudo devido à ventoinha incluída não ser particularmente ruidosa. Ainda assim em load com OC chega a ser mais ruidoso que a maioria dos air coolers.

Conclusão

Antec Mercury 120

Positivo

+ Performance

+ Iluminação LED

Negativo

- Tubagem muito rígida

- Montagem complicada

Preço de venda médio: 69,90 € (preço recomendado)

Performance 8.5/10

Preço: 8/10

Qualidade de Construção: 7.5/10

Geral: 8/10

Este Antec Mercury prova ser uma boa hipótese se querem um cooler AIO com alguns LED’s mas tendo em conta o material disponível seria interessante alguns pontos: poder definir qual o ponto de switch dos LED’s, pois nem todas as builds vão ter as mesmas temperaturas. Deixar de lado o cabo SATA para alimentação da bomba, pois além de pequeno, obriga a deslocar um cabo SATA para o centro da motherboard. Por fim também a instalação poderia ser mais fácil. De resto o Mercury 120 torna-se uma excelente opção para quem está no mercado para um AIO de 120mm, sendo a ventoinha incluída bastante silenciosa a 50%, ideal para quem quer ter uma build clean e silenciosa. O Mercury 120 é uma forte aposta para todos que querem ter um bom cooler AIO sem gastar muito dinheiro, sendo que uma versão RGB está prestes a ser lançada, ajudando assim a melhorar ainda mais este produto!

Agradecemos à Antec pela amostra do produto gentilmente cedida para 

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter