Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Análise Noctua NH-L12S

Votos de utilizador:  / 1
FracoBom 

Boas pessoal, eis que nos chega mais um excelente produto da marca austríaca Noctua… Hoje para nós temos o novo Noctua NH-L12s um cooler de baixo perfil, perfeito para ambientes em que não podemos ter um cooler de grandes dimensões (sobretudo a nível de altura). Para ajudar a arrefecer os 4 heatpipes contamos com a nova ventoinha da Noctua NF-A12x15, que já fizemos análise aqui. Este será um cooler que é adequado até loads de 95W como indicado pela Noctua, restando assim ver como se comporta no nosso sistema!

 

 

Primeiro contacto

Como já havia sido dito, a Noctua é uma empresa austríaca que visa fornecer aos seus utilizadores a melhor experiência nos dois campos mais importantes do cooling: o silêncio e a performance. Os produtos mais reconhecidos da Noctua são as suas ventoinhas (devido ao esquema de cores característico, aliado a uma qualidade de construção excelente) e os coolers, que geralmente se debatem com os melhores, ocupando sempre lugares de renome. Aqui temos mais um dos excelentes produtos de cooling da mesma, numa das áreas em que a mesma mais se destaca, os coolers para CPU.

Especificações

“Noctua NH-L12s

Cooler Specification

Socket compatibility Intel LGA2066, LGA2011-0 & LGA2011-3 (Square ILM), LGA1156, LGA1155, LGA1151, LGA1150 & AMD AM2, AM2+, AM3, AM3+, AM4, FM1, FM2, FM2+ (backplate required)

Height (without fan) 70 mm

Width (without fan) 128 mm

Depth (without fan) 146 mm

Height (with fan) 70 mm

Width (with fan) 128 mm

Depth (with fan) 146 mm

Weight (without fan) 390 g

Weight (with fan/s) 520 g

Material Copper (base and heat-pipes), aluminium (cooling fins), soldered joints & nickel plating

Max. TDP see TDP guide

Fan compatibility 120x120x15 & 120x120x25

Scope of delivery

1x NF-A12x15 PWM premium fan

Low-Noise Adaptor (L.N.A.)

NT-H1 high-grade thermal compound

SecuFirm2™ mounting kit

Noctua metal case-badge

Warranty 6 Years

FAN Specification

Model 1x Noctua NF-A12x15 PWM

Bearing SSO2

Max. Rotational Speed (+/- 10%) 1850 RPM

Max. Rotational Speed with L.N.A. (+/- 10%) 1400 RPM

Min. Rotational Speed (PWM, +/-20%) 450 RPM

Max. Airflow 94,2 m³/h

Max. Airflow with L.N.A. 70,8 m³/h

Max. Acoustical Noise 23,9 dB(A)

Max. Acoustical Noise with L.N.A. 16,8 dB(A)

Input Power 1,56 W

Voltage Range 12 V

MTTF > 150.000 h “

 Especificações retiradas do site da Noctua.

Embalagem

Observando a caixa deste Noctua NH-L12S certamente aquilo que se destaca é o seguimento do usual esquema cromático da marca. Temos o nome do produto no canto superior esquerdo, assim como algumas características no meio.

A parte frontal revela agora que este é um cooler do tipo L, ou seja, de low profile, sucessor do já bem conhecido NH-L12.

Um dos lados revela as diversas características deste NH-L12S, como o modo low profile, o modo de high clearance entre outros.

Por fim na traseira contamos com textos em diversas línguas que falam um pouco mais acerca deste cooler.

O lado que sobra mostra as especificações técnicas deste cooler.

Em suma uma embalagem atraente, restando agora observar os acessórios.

A nível de acessórios temos o habitual sistema de montagem Secufirm 2 , pasta térmica NT-H1, um logo da Noctua de metal para colocar na embalagem, a ventoinha que vem pré-instalada no NH-L12S, um low noise adapter e ainda a chave de fendas Noctua. Tudo o que é preciso para montar este NH-L12S portanto.

Noctua NH-L12S

Este é o Noctua NH-L12S um cooler de baixo perfil da Noctua que se destaca pelo enorme radiador de 120mm colocado paralelamente à motherboard de modo a caber em caixas onde a altura dos coolers é uma limitação.

De perfil é possível verificar que temos local para a ventoinha ficar acopolada tanto em cima como em baixo, sendo que infelizmente não existe local para colocar dois clips e assim duas ventoinhas.

Na parte frontal do radiador é possível ver o logo da Noctua o que confere um aspeto muito agradável ao cooler.

Por fim é fácil de ver que a base é de muito boa qualidade e reflectora, assim como os parafusos que irão servir para a instalação deste cooler.

Como sempre a qualidade de construção com a Noctua encontra-se lá no topo, resta ver como se comporta a nível de performance!

Instalação

Como sempre a instalação dos coolers da Noctua é bastante simples, sendo que vos vamos guiar através da instalação deste cooler!

Tudo começa com a instalação do backplate SecuFirm 2 na traseira da vossa motherboard.

De seguida basta colocar os espaçadores de plástico.

Após colocar as barras de metal é necessário segurar as mesmas com as porcas metálicas. Após estarem bem presas colocamos pasta térmica e resta alinhar os parafusos do cooler com os pinos nas barras.

Se seguirem bem todos os passos devem obter este resultado (sendo que o NH-L12S neste caso se encontra com a ventoinha em modo high clearance.).

Testes

O Noctua NH-L12S foi testado com o seguinte sistema:

- Intel Core i5 3570k 3.4 GHz @ 4.5 GHz

- Asrock Z77 PRO3

- 16GB GeIL EVO Veloce 1866 MHz @ 2133 MHz

- Samsung 160 GB

- Kingston HyperX 240GB

- Sapphire Nitro+ RX480 4GB

- Antec EDGE 750W

- Antec P380

- Windows 8 Profissional x64

Um agradecimento à Noctua, à Antec, à GeIL e à Kingston por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

Os testes são feitos usando o Prime 95, custom Blend com 8GB de RAM, durante uma hora. A temperatura apresentada é a do core com temperatura superior.

Os resultados são com a temperatura ambiente de 20ºC

O preset utilizado foi o seguinte:

Intel i5 3570k @ 4.5 1.25v – OC

O Noctua NH-L12S consegue resultados surpreendentes para um cooler de dimensões relativamente reduzidas (comparado com os habitual da Noctua). Apesar de no cenário com overclock ficarmos muito perto os 80 graus, este cpu destina-se sobretudo a arrefecer um HTPC com silêncio e performance. E foi silêncio que obtivemos quando utilizamos este NH-L12S, como veremos mais abaixo.

No que toca a resultados a nível acústico, a 100% este cooler é tão silencioso como o Raijintek Leto, um cooler que certamente se lembram ser uma referência no que toca a silêncio. Assim sendo, não irão ter problemas de ruído com este cooler.

Simplesmente por curiosidade, experimentamos o L12S com outras ventoinhas, de modo a verificar quais as temperaturas possíveis de obter.


É bastante interessante verificar que a NF-F12 IndustrialPPC consegue reduzir as temperaturas em 7 graus... à custa de muito, mas muito ruido, sendo assim a NF-A15 uma opção mais interessante mas DIY, pois nos nossos testes foi segurada por elásticos.

Conclusão

Noctua NH-L12S

Positivo

+ Compatibilidade com diversos sockets

+ Qualidade de Construção

+ Montagem simples

+ 6 anos de garantia

Negativo

- Não é para o entusiasta preço/performance

Preço de venda médio: 49,90 € (preço recomendado)

Performance 8.5/10

Preço: 8/10

Qualidade de Construção: 8.5/10

Geral: 8.5/10

A Noctua volta a provar que se querem um cooler para um determinado objectivo com excelente nível de silêncio e qualidade, é a marca a escolher. Tem um preço premium pois a qualidade paga-se, mas o facto de termos garantia de seis anos, acessórios sem fim e excelente qualidade de construção certamente faz valer a pena! Em locais onde a altura não abunda, o NH-L12S é a melhor solução. Por tudo isto, o NH-L12S é um produto recomendado pelo InsideGeeks!

Agradecemos à Noctua pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter