Análise Raijintek Leto
Boas pessoal! Certamente o Raijintek Aidos fez com que ficassem interessados nesta marca, a Raijintek. Por isso nada como analisar mais um dos seus coolers , desta vez um cooler para ventoinhas de 120mm, o Raijintek Leto. Este cooler tem um acabamento preto que certamente irá ficar perfeito em muitas builds, sendo que a ventoinha possui um LED , que no caso da nossa versão é vermelho, mas também se encontra disponível em Azul e Branco. De resto temos um cooler slim, de modo a garantir compatibilidade extra com Rams e caixas, para além de o Leto ser compatível com todos os sockets vendidos atualmente no mercado.
Primeiro contacto
A Raijintek é uma marca muito grande no mercado alemão. Esta é uma marca alemã com produção na China, de modo a ter preços mais acessíveis e que possui todo um reportório de diferentes acessórios. Temos desde blocos watercooling para CPU e GPU, coolers a ar, ventoinhas e até mesmo caixas.
Especificações
“Raijintek Leto
120mm slim type CPU cooler – D: 50mm & H: 159mm
C.D.C. - CPU Direct Contact design
Performing and silent 12025 LED PWM fan
Whole heatsink black coated
Patented pressing heat-pipe/fin technology to prevent the risk of heat-pipe damage
Patented solder-less louver fin assembly to increase heat-pipe ventilation
Green & environmentally friendly with less pollution
Compatible with all modern sockets of Intel & AMD at market
Anti-Vibration rubber used to minimize movement and noise
Easy installation and user friendly
“
Especificações retiradas do site da Raijintek
Embalagem
Esta é a embalagem do Raijintek Leto, mais uma vez com um design simples e a apostar em demonstrar o design do cooler na parte frontal, assim como o nome do mesmo.
Numa das laterais é possível verificar as especificações deste cooler.
Outro dos lados tem imagens do cooler em diferentes posições.
Mais especificações e ainda uma indicação de que versão do Leto temos para análise (neste caso a versão vermelha!).
A parte superior da embalagem revela mais uma vez algumas das características interessantes do Leto.
Ao abrir a embalagem, temos o conteúdo que é possível observar na embalagem. Na esquerda temos a ventoinha de 120mm com LED vermelho, o saco de plástico com o conteúdo de backplates e afins. À direita temos os diversos parafusos e borrachas incluídas para suporte de ventoinha (com uma borracha extra caso percam uma das quatro originais).
Uma vista mais de perto aos acessórios para a instalação.
Em suma uma embalagem que contêm tudo o que é necessário para uma boa instalação.
Raijintek Leto
Este é o Rajintek Leto, um cooler completamente preto, o que é bastante refrescante após todos os coolers que estamos habituados a ver terem o tom metálico. As suas dimensões de 122×76×157 mm fazem com que estes headphones sejam compatíveis com muitas caixas e Rams. No topo do heatsink temos também um pequeno logo da Raijintek.
A torre do Leto encontra-se muito bem acabada, sendo que temos 3 (6 na torre) com um diâmetro de 8mm.
Vendo a base, é possível verificar que temos uma maior área (derivado dos heatpipes de cobre mais largos), de modo a otimizar a transferência de calor.
A ventoinha utilizada é esta de pás translúcidas de modo a deixar os LED. Tem velocidade máxima de 2200 RPM.
Em suma o Leto é certamente um cooler muito atraente (possivelmente basearam o nome no ator?). Será que a performance é igual?
Instalação
De modo a iniciar a instalação do Raijintek Leto, começamos por utilizar o backplate do lado correcto para o socket que vamos instalar (neste caso 1155 Intel). De seguida passamos os 4 grandes parafusos através das aberturas correspondentes. Como podem ver o sistema de retenção é igual ao utilizado no aidos.
Através dos parafusos que colocamos anteriormente, colocamos as porcas de plástico em cada um dos parafusos de modo a ter uma superfície para montar as barras da Intel.
De seguida, colocamos as barras que são presas com as porcas de metal, sendo que é preciso especial cuidado nesta parte de modo a garantir que estas barras ficam alinhadas de modo a oferecer a melhor performance possível. De seguida resta colocar pasta térmica no cooler e basta alinhar o mesmo com a barra forncida e apertar a mesma com cuidado, apertando de um lado e de outro, pouco a pouco, de modo a espalhar a pasta térmica de forma correcta. Em alternativa, ver o vídeo que iremos colocar no YouTube acerca da Review deste cooler.
Um olhar ao Aidos na sua posição Natural.
Testes
O Raijintek Leto foi testado com o seguinte sistema:
- Intel Core i5 3570k 3.4 GHz @ 4.5 GHz
- Asrock Z77 PRO3
- 16GB GeIL EVO Veloce 1866 MHz @ 2133 MHz
- Samsung 160 GB
- Kingston HyperX 240GB
- Sapphire Nitro+ RX480 4GB
- Antec EDGE 750W
- Antec P380
- Windows 8 Profissional x64
Um agradecimento à Noctua, à Antec, à GeIL e à Kingston por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.
Os testes são feitos usando o Prime 95, custom Blend com 8GB de RAM, durante uma hora. A temperatura apresentada é a do core com temperatura superior.
Os resultados são com a temperatura ambiente de 20ºC
O preset utilizado foi o seguinte:
Intel i5 3570k @ 4.5 1.25v – OC
O Raijintek Leto demonstra que é possível ter um cooler muito silencioso para loads stock sem gastar muito dinheiro. Com overclock, o Leto começa a não conseguir dissipar todo o calor do chip Ivy Bridge, possivelmente devido à ventoinha que é muito silenciosa. Para quem pretender estes overclocks superiores, será necessário um cooler mais “beefy”, apesar de o Leto aguentar com este overclock sem tanto throttling como o Aidos.
No que toca a resultados a nível acústico, a 100% (1650 RPM) este é um cooler muito silencioso. O resultado obtido de 34 dB revela tal coisa, pelo que não se justifica utilizar o cooler a 50%. Ainda assim, temos 27 dB a 50%, com temperaturas mais elevadas de 5ºC em stock.
O Leto tem uma aparência premium e serve para quem queira overclocks mais moderados, tais como uns 4.2 GHz.
Conclusão
Raijintek Leto
Positivo
+ Funcionamento Silencioso
+ Estética
+ Possibilidade de acrescentar ventoinha extra
Negativo
- O kit de montagem continua a precisar de uns tweaks
- Dissipação não escala bem com overclocks elevados
Preço de venda médio: 29,90 € (preço recomendado)
Performance 8/10
Preço: 8/10
Qualidade de Construção: 8.5/10
Geral: 8/10
O Raijintek Leto serve como sendo um cooler para overclocks médios, onde o comprador valoriza a estética. O facto de ser um cooler completamente preto valoriza para muitos este Leto, para além do facto de ser possível conjugar a cor do LED com a vossa build. Outro ponto a favor deste cooler é a sua excelente performance para o ruído produzido, sendo que mais uma vez apenas é o método de instalação que poderia ser refinado. Ainda assim, para todos os que preferem estética e silêncio sobre performance máxima, o Leto pode ser uma excelente solução!
Agradecemos à Raijintek pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.