Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Análise Raijintek Leto

Votos de utilizador:  / 2
FracoBom 

Boas pessoal! Certamente o Raijintek Aidos fez com que ficassem interessados nesta marca, a Raijintek. Por isso nada como analisar mais um dos seus coolers , desta vez um cooler para ventoinhas de 120mm, o Raijintek Leto. Este cooler tem um acabamento preto que certamente irá ficar perfeito em muitas builds, sendo que a ventoinha possui um LED , que no caso da nossa versão é vermelho, mas também se encontra disponível em Azul e Branco. De resto temos um cooler slim, de modo a garantir compatibilidade extra com Rams e caixas, para além de o Leto ser compatível com todos os sockets vendidos atualmente no mercado.

 

 

Primeiro contacto

A Raijintek é uma marca muito grande no mercado alemão. Esta é uma marca alemã com produção na China, de modo a ter preços mais acessíveis e que possui todo um reportório de diferentes acessórios. Temos desde blocos watercooling para CPU e GPU, coolers a ar, ventoinhas e até mesmo caixas.

 

Especificações

“Raijintek Leto

120mm slim type CPU cooler – D: 50mm & H: 159mm

C.D.C. - CPU Direct Contact design

Performing and silent 12025 LED PWM fan

Whole heatsink black coated

Patented pressing heat-pipe/fin technology to prevent the risk of heat-pipe damage

Patented solder-less louver fin assembly to increase heat-pipe ventilation

Green & environmentally friendly with less pollution

Compatible with all modern sockets of Intel & AMD at market

Anti-Vibration rubber used to minimize movement and noise

Easy installation and user friendly

 Especificações retiradas do site da Raijintek

Embalagem

Esta é a embalagem do Raijintek Leto, mais uma vez com um design simples e a apostar em demonstrar o design do cooler na parte frontal, assim como o nome do mesmo.

Numa das laterais é possível verificar as especificações deste cooler.

Outro dos lados tem imagens do cooler em diferentes posições.

Mais especificações e ainda uma indicação de que versão do Leto temos para análise (neste caso a versão vermelha!).

A parte superior da embalagem revela mais uma vez algumas das características interessantes do Leto.

Ao abrir a embalagem, temos o conteúdo que é possível observar na embalagem. Na esquerda temos a ventoinha de 120mm com LED vermelho, o saco de plástico com o conteúdo de backplates e afins. À direita temos os diversos parafusos e borrachas incluídas para suporte de ventoinha (com uma borracha extra caso percam uma das quatro originais).

Uma vista mais de perto aos acessórios para a instalação.

Em suma uma embalagem que contêm tudo o que é necessário para uma boa instalação.

Raijintek Leto

Este é o Rajintek Leto, um cooler completamente preto, o que é bastante refrescante após todos os coolers que estamos habituados a ver terem o tom metálico. As suas dimensões de 122×76×157 mm fazem com que estes headphones sejam compatíveis com muitas caixas  e Rams. No topo do heatsink temos também um pequeno logo da Raijintek.

A torre do Leto encontra-se muito bem acabada, sendo que temos 3 (6 na torre) com um diâmetro de 8mm.

Vendo a base, é possível verificar que temos uma maior área (derivado dos heatpipes de cobre mais largos), de modo a otimizar a transferência de calor.

A ventoinha utilizada é esta de pás translúcidas de modo a deixar os LED. Tem velocidade máxima de 2200 RPM.

Em suma o Leto é certamente um cooler muito atraente (possivelmente basearam o nome no ator?). Será que a performance é igual?

Instalação

De modo a iniciar a instalação do Raijintek Leto, começamos por utilizar o backplate do lado correcto para o socket que vamos instalar (neste caso 1155 Intel). De seguida passamos os 4 grandes parafusos através das aberturas correspondentes. Como podem ver o sistema de retenção é igual ao utilizado no aidos.

Através dos parafusos que colocamos anteriormente, colocamos as porcas de plástico em cada um dos parafusos de modo a ter uma superfície para montar as barras da Intel.

De seguida, colocamos as barras que são presas com as porcas de metal, sendo que é preciso especial cuidado nesta parte de modo a garantir que estas barras ficam alinhadas de modo a oferecer a melhor performance possível. De seguida resta colocar pasta térmica no cooler e basta alinhar o mesmo com a barra forncida e apertar a mesma com cuidado, apertando de um lado e de outro, pouco a pouco, de modo a espalhar a pasta térmica de forma correcta. Em alternativa, ver o vídeo que iremos colocar no YouTube acerca da Review deste cooler.

Um olhar ao Aidos na sua posição Natural.

Testes

O Raijintek Leto foi testado com o seguinte sistema:

- Intel Core i5 3570k 3.4 GHz @ 4.5 GHz

- Asrock Z77 PRO3

- 16GB GeIL EVO Veloce 1866 MHz @ 2133 MHz

- Samsung 160 GB

- Kingston HyperX 240GB

- Sapphire Nitro+ RX480 4GB

- Antec EDGE 750W

- Antec P380

- Windows 8 Profissional x64

Um agradecimento à Noctua, à Antec, à GeIL e à Kingston por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

Os testes são feitos usando o Prime 95, custom Blend com 8GB de RAM, durante uma hora. A temperatura apresentada é a do core com temperatura superior.

Os resultados são com a temperatura ambiente de 20ºC

O preset utilizado foi o seguinte:

Intel i5 3570k @ 4.5 1.25v – OC

O Raijintek Leto demonstra que é possível ter um cooler muito silencioso para loads stock sem gastar muito dinheiro. Com overclock, o Leto começa a não conseguir dissipar todo o calor do chip Ivy Bridge, possivelmente devido à ventoinha que é muito silenciosa. Para quem pretender estes overclocks superiores, será necessário um cooler mais “beefy”, apesar de o Leto aguentar com este overclock sem tanto throttling como o Aidos.

No que toca a resultados a nível acústico, a 100% (1650 RPM) este é um cooler muito silencioso. O resultado obtido de 34 dB  revela tal coisa, pelo que não se justifica utilizar o cooler a 50%. Ainda assim, temos 27 dB a 50%, com temperaturas mais elevadas de 5ºC em stock.

O Leto tem uma aparência premium e serve para quem queira overclocks mais moderados, tais como uns 4.2 GHz.

Conclusão

Raijintek Leto

Positivo

+ Funcionamento Silencioso

+ Estética

+ Possibilidade de acrescentar ventoinha extra

Negativo

- O kit de montagem continua a precisar de uns tweaks

- Dissipação não escala bem com overclocks elevados

Preço de venda médio: 29,90 € (preço recomendado)

Performance 8/10

Preço: 8/10

Qualidade de Construção: 8.5/10

Geral: 8/10

O Raijintek Leto serve como sendo um cooler para overclocks médios, onde o comprador valoriza a estética. O facto de ser um cooler completamente preto valoriza para muitos este Leto, para além do facto de ser possível conjugar a cor do LED com a vossa build. Outro ponto a favor deste cooler é a sua excelente performance para o ruído produzido, sendo que mais uma vez apenas é o método de instalação que poderia ser refinado. Ainda assim, para todos os que preferem estética e silêncio sobre performance máxima, o Leto pode ser uma excelente solução!

Agradecemos à Raijintek pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter