Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Análise BQ Aquaris X5 Cyanogen

Boas pessoal, hoje temos para vocês um smartphone de uma marca que certamente devem conhecer. Pois bem, a marca que chega até nós é a BQ, com uma proposta na forma do BQ Aquaris X5 CyanogenMod. O que marca a diferença neste smartphone é certamente a sua construção unibody em alumínio, que lhe confere um aspeto soberbo. Em termos de especificações podemos contar com um SnapDragon 412, uma gpu Adreno 306 e 2GB de ram, pelo menos na versão de 16GB que hoje aqui temos, sendo que é possível chegar aos 3GB na versão de 32GB de armazenamento interno. Por fim, temos uma câmara traseira de 13Mpix, com Dual LED Flash e uma câmara frontal de 5Mpix. Chegou para aguçar o interesse? Vamos então descobrir mais.

 

 

Primeiro contacto

A BQ é uma marca espanhola que se tem evidenciado cada vez mais no mercado português, ao aliar produtos com boas especificações técnicas, a um preço acessível. O seu contacto e sucesso com o mercado português foi sobretudo com o tablet BQ Maxwell, sendo que desde aí os portugueses sucumbiram ao encanto desta marca.

Hoje temos um produto de gama média que pretende destacar-se pela sua qualidade de construção de topo. Serão 5 polegadas suficientes? Vamos ver

Especificações

 

Especificações retiradas do site Gsm Arena

 

Unboxing e First Touch

 

Esta é a embalagem do BQ Aquaris X5, sendo que a mesma dá um grande destaque ao slogan “It’s in your hands”, aquilo que define um pouco a BQ como marca. Temos o nome do dispositivo no canto superior direito, assim como um pequeno logo powered by Cyanogen no canto inferior direito. A embalagem tem um fundo branco ao qual se sobrepõe um pequeno desenho.

De lado é possível observar o nome do dispositivo assim como a cor do mesmo. A versão que chega até nós tem o nome de Black + Antracite Grey.

Na parte traseira do dispositivo podemos encontrar as diversas especificações do produto ilustradas com um pequeno logo, sendo que destacamos o SnapDragon 412 e os 2GB de ram.

Em termos de acessórios, podemos vê-los aqui. Do lado esquerdo temos a pequena “bolsa” dos manuais, sendo que do lado direito vemos o cabo micro-USB juntamente com o pequeno clip que permite a abertura do slot microSim.

BQ Aquaris X5 Cyanogen

Este é o BQ Aquaris X5 Cyanogen. Da parte da frente do telemóvel podemos contar com um ecrã de 5 polegadas de resolução 720p. O mesmo é coberto por Asashi DragonTrail Glass o que ajuda a conferir toda uma rigidez ao dispositivo e assegura alguma resistência extra em caso de queda. Na parte inferior temos três botões capacitivos, que assumem, por defeito e ordem, a função de retroceder, menu principal e aceder às aplicações que se encontram a correr.

Na lateral é possível observar o botão de power (o mais pequeno dos dois) e um switch Up/Down que permite controlar o volume. Acima deste encontra-se o tray que permite colocar até dois cartões MicroSIM.

Nesta foto é possível observar melhor o tray que se abre com o pino incluído na embalagem.

Verificamos que do lado oposto do X5 encontramos outro tray, este que funciona para expandir o armazenamento do smartphone, permitindo a utilização de cartões micro SD.

Na parte inferior do dispositivo é possível encontrar as colunas, assim como a ranhura do microfone e o slot para cabo microUSB.

Passando para o topo temos a saída de jack 3.5mm.

Na parte traseira do dispositivo é possível observar o logo da BQ. Interessante referir que, dado o design unibody, a traseira não é amovível pelo utilizador.

Aqui temos uma observação mais atenta junto à câmara de 13 Mpix, podemos verificar que temos flash Dual LED, que promete ajudar em situações que a luz não favoreça.

Isto conclui a análise externa deste X5, pelo que resta ver quais os toques especiais que a Cyanogen conferiu a este X5.

Utilização

O BQ Aquaris X5 Cyanogen é um smartphone que corre o sistema operativo Android 5.1 Lollipop, contando contudo com o toque especial da equipa Cyanogen, o que indica, dado experiências prévias com roms destes “devs”, rapidez. Assim sendo, devemos ter apenas o essencial para o funcionamento do Smartphone, pois estas roms dão preferência à rapidez em detrimento da estética.

Num primeiro contacto, verificamos que a versão Cyanogen que este dispositivo corre é o Cyanogen OS 12.1, sendo que a primeira utilização é similar a todos outros dispositivos com Android.

É aqui que também observamos umas das vantagens de ter uma conta Cyanogen, muitas delas viradas para segurança. Ao criar uma conta deste tipo podemos, através do site da Cyanogen, aceder ao dispositivo remotamente, utilizando funções que ajudam a localizar o dispositivo em caso de perca, assim como bloquear e apagar conteúdos do smartphone remotamente. Para além disso temos a aplicação Privacy Guard que nos diz como estão a ser utilizados os dados. Para além disso é também possível bloquear números, o que reafirma o Cyanogen como um SO bastante seguro.

Para quem gosta de costumização, o Cyanogen é também a solução, sendo possível obter temos de todos os tipos, desde emular outros dispositivos até um que possua as cores que desejam, desde que esteja na aplicação incluída de temas.

Em termos de outras aplicações pré-incluídas temos o AudioFX, uma aplicação que basicamente serve como equalizador de áudio a nível geral do Android e duas aplicações de Câmara, uma stock da Google e outra da Cyanogen. Esta abordagem é positiva do meu ponto de vista uma vez que ao ter o telemóvel livre de “tralha” permite ao utilizador escolher o que necessita de instalar.

Em termos de conforto no manuseamento do dispositivo devo dizer que o X5 é bastante agradável de utilizar, com as suas cinco polegadas a serem perfeitamente utilizáveis com uma mão só. Para além disso a sua espessura de apenas 7.5mm faz com que seja muito fácil de colocar no bolso. Contudo, uma pequena nota ao facto da moldura de alumínio, que em contacto com chaves ou algo do género se irá riscar facilmente.

 

Performance

De modo a saber como o X5 se comporta em jogos, necessitamos de olhar para as suas especificações. Temos um ecrã de 5 polegadas 720p (onde esperaríamos pelo menos 1080p), alimentado por um SnapDragon 412 (Quad core composto por Cortex A53), em conjunto com uma GPU Adreno 306, o que, não sendo material topo de gama, certamente se deve safar bem numa utilização diária sem muitos jogos.

O Real Racing 3 é um jogo que consideramos um benchmark de fluidez, sendo que o X5 cumpriu, apresentando uma fluidez suficiente (muito devido à resolução de 720p). Contudo, em utilização diária, navegando pela Internet, o X5 mostrou-se sempre muito fluído.

 

Contudo em performance sintética (como o Antutu), podemos ver que o X5 começa a deixar a desejar.

Autonomia

Este é um dos maiores trunfos do BQ Aquaris X5, pois contamos com uma bateria de 2900mAh dentro do seu corpo. Para além disso, a menor resolução e tamanho de ecrã permitem que a bateria dure bastante tempo.

Em termos de utilização em contexto real, foi possível aguentar dois dias ao X5 sem ver uma tomada, o que é algo bastante bom, tendo sido obtido com cerca de 1 hora de dados por dia. Obviamente que utilizações de dados superiores a 4horas por dia irão começar a desgastar a bateria mais, obtendo nesses casos pouco mais de 1 dia e meio.

Câmara

As câmaras deste BQ tinham tudo para ser excelentes no papel, afinal na parte traseira contamos com uma câmara de 13MPix com dual LED flash e na parte frontal uma de 5MPix com LED flash também, sendo que temos ainda gravação a 1080p em termos de vídeo.

Contudo verificamos que ao menor movimento quer do objecto quer da câmara as fotografias ficam desfocadas facilmente. Ainda assim os LED ajudam realmente em ambientes de baixa luminosidade, sendo a qualidade de vídeo também bastante agradável. Contudo nada como observar abaixo alguns samples da câmara.

Multimédia

 

Em termos de conteúdo multimédia, somos brindados com 16GB de armazenamento interno que podem ser expansíveis através de um cartão microSD, algo que é um must para qualquer amante de música que se preze (ou que simplesmente não tenha dados para o Spotify Premium).

O ecrã de 5 polegadas HD é razoável em termos de resolução, sendo que consegue compensar em termos de qualidade de cor, mas ainda assim fica aquém para quem pretenda observar filmes ou série com regularidade no seu dispositivo. O leitor multimédia incluído lê diversos tipos de ficheiro sem qualquer problema. Para quem quiser utilizar as colunas incluídas na parte inferior do Aquaris X5 deve saber que as mesmas são bastante boas, pois apesar do som não possuir muita intensidade, a qualidade é bastante boa para colunas de smartphone (com todas as limitações normalmente associadas a este tipo de colunas, nomeadamente a falta de “low-end”).

Para quem goste de utilizar phones para ouvir a sua música devo dizer que o X5 tem uma saída bastante boa, não tanto em termos de volume ser muito alto, mas sim pelo detalhe. Noto um ligeiro ênfase na gama baixa, mas penso que isso irá agradar a muitos de vós.

A aplicação incluída por defeito para música é agradável, mas aconselho fortemente a quem goste de música gastar cerca de 4€ para adquirir o PowerAmp que simplesmente é a melhor aplicação de reprodução de música atualmente existente no Google Play.

Por fim, a qualidade de som em chamada é também ela respeitável, não apresentando qualquer tipo de problemas.

Conclusão

Positivo

+ Construção Uni-Body

+ Autonomia

+ Cyanogen OS

+ 5 anos de garantia

Negativo

- Falta de performance Gráfica

- Câmara apenas suficiente

- Falta de 1080p

Preço de venda médio: 219,90 €

Performance:7/10

Preço:7/10

Qualidade de Construção: 9/10

Geral: 7.5 /10

O BQ Aquaris X5 Cyanogen é um dispositivo que para quem queira algo para uma utilização diária que consista de aplicações leves e browsing, serve muito bem, especialmente dada a sua excelente qualidade de construção que certamente se destaca neste segmento de preço. Contudo, e tendo em conta que quem conhece os benefícios da Cyanogen são principalmente “power-users”, o hardware para estes tipos de utilizadores pode saber a pouco.

Ainda assim é este hardware menos potente que permite a grande duração de bateria, outro dos pontos que fazem certamente o X5 destacar-se da concorrência, pelo que resta aos compradores decidirem aquilo que faz mais falta aquando da compra de um novo smartphone. Quando a BQ atualizar o hardware, e caso possível, mantiver o preço, certamente este X5 irá ser uma recomendação da nossa parte.

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter