Análise Huawei TalkBand B2
Boas pessoal, hoje temos uma novidade no que toca à fitness pessoal, com uma SmartBand. Da marca Huawei, uma marca chinesa que se tem vindo a impor cada vez mais no mercado global. A acompanhar o smartphone P8 que também no chega (análise a publicar) temos a smartband Huawei TalkBand B2, que promete compatibilidade com a app JawBone, para além da app própria da Huawei.
Primeiro contacto
A Huawei é uma marca chinesa que cada tem vindo a apostar forte no mercado topo de gama, pretendendo competir com as principais apostas deste mercado, como a Samsung. O Huawei P8 é a mais recente aposta de topo, aliando componentes de topo a uma construção que convence, tendo ainda a capacidade de Dual-Sim, como sendo a cereja no topo do bolo.
Especificações
Size
Height
Leather strap version 235.10mm
TPU plastic version 242.85mm
Width
22.0mm
Depth
11.88mm
Weight
Leather strap version:32.2g(headset:12.5g;strap with tray:19.7g)
TPU plastic strap version:30.6g(headset:12.5g;strap with tray:18.1g)
Connectivity
Bluetooth 3.0
Calling Quality
Dual-mic reduction
Battery
95mAh
Display
0.73-inch, 128x88
Working time
6 days (Depend on wireless call usage time)
Standby time
14 days (BT connection off)
Charging time
About 1.5 hour
Button
Single button control、touch screen
Interface
Standard Micro USB charging
Sensors
A+G-sensors
IP57
Water and Dust resistance
OS
Android 4.0+
IOS7.0+
Huawei TalkBand B2
Esta é a embalagem da TalkBand B2, uma smartband que tem também a capacidade de servir como auricular Bluetooth. Mas já vamos a detalhes. Por agora a SmartBand vem neste pequeno “display” onde podemos ver a banda preta com ecrã OLED.
De lado podemos ver algumas das capacidades desta SmartBand, sendo que é sobretudo virada para o controlo da nossa actividade.
Em termos de conteúdo da embalagem, temos a TalkBand B2, o manual e ainda duas esponjas suplentes, de tamanhos diferentes, que nos permitem adaptar a TalkBand B2 às nossas orelhas.
Um destaque especial para o manual que nos indica muito bem como utilizar a TalkBand B2 na primeira utilização.
Em termos de embalagem, mais uma vez destaque positivo para a Huawei e a TalkBand B2. Poderíamos talvez querer ver incluído uma outra pulseira, mas veremos isso mais à frente.
Utilização
Huawei TalkBand B2
Esta é uma smartband que por acaso também funciona como auricular Bluetooth, alguém na Huawei decidiu que era uma característica interessante a adicionar ao produto (e que na verdade até é bastante interessante, mas encarece um pouco a mesma, em comparação com outras smartbands).
Design/Ergonomia
A Huawei TalkBand B2 tem o aspeto comum das pulseiras de fitness, com um aspeto de borracha, sendo que possui também um ecrã OLED. Mas já lá vamos. Em termos de aspeto não é muito intrusivo, sendo que para quem pretende algo mais clássico e com um pouco mais de estilo a Huawei tem também uma versão em pele. Em termos de utilização, o sistema que a TalkBand B2 tem para se ajustar ao nosso pulso parece pouco durável e não muito consistente, pois algumas vezes a mesma se soltou durante a utilização.
Sendo de borracha, não é irritante para a pele, mas mais uma vez os buracos de ajuste existentes fazem com que não exista um local em que sintamos que seja o perfeito. É também leve e não é obstrutivo no pulso.
O pequeno dispositivo que serve de auricular Bluetooth (e de ecrã!) é libertado através de dois botões presentes em ambos os lados da pulseira.
Ecrã e Bateria
Em termos de ecrã somos congratulados por um decente (em termos de tamanho) ecrã de 0.73 polegadas OLED, mono, com um único botão lateral, que nos permite sincronizar o smartphone com a TalkBand B2. O ecrã é também touch, o que significa que podemos alternar entre ver as horas, o número de passos que percorremos no dia, as calorias gastas e as horas de sono da noite anterior. O facto de o ecrã ser mono (mas OLED) significa que mesmo em exposição solar directa não iremos problema em utilizar o mesmo, tendo um bom detalhe.
A Huawei diz que uma carga completa deve durar cerca de 6 dias, contudo uma utilização algo moderada (com dias mais intensos que outros), revela que com a ligação Bluetooth sempre activa, a TalkBand dura cerca de 2-3 dias; ao desactivar a mesma já conseguimos chegar aos 4 dias e um cheirinho do 5 dia. O que não é mau de todo visto que a TalkBand B2 carrega a sua bateria num piscar de olhos (1 hora costuma chegar).
Utilização
Vamos começar pelas características que o pequeno sensor de movimento de 6 eixos dentro da TalkBand B2 é capaz de realizar. Como dito acima, é possível contar passos e monitorizar o sono, o que é bastante interessante. Também é possível monitorizar exercícios, fazendo-o no menu e indicando ao TalkBand que vamos iniciar um treino. Mas acaba por aí, cronometra o tempo e pouco mais. Em termos de contabilizar o sono, é igualmente preciso, sendo que conta as vezes que o interrompemos durante a noite. O TalkBand B2 também deveria acender o ecrã ao movimento de ver um relógio, mas verificámos que o movimento tem de ser bastante exagerado para registar a 100%, ou então o ecrã não irá ligar.
A app incluída é bastante interessante, mas pode ser limitada
Existe teoricamente algum suporte com a app UP da Jawbone, mas tem algumas limitações, sobretudo porque temos de utilizar a aplicação da Huawei para exportar os dados para a UP. Aplicação essa que funciona razoavelmente bem em termos de guardar os dados para cada dia, mas que poderia estar mais “polida” pois mesmo num dispositivo de gama alta, por vezes existiam “solavancos” durante a sua utilização.
A vertente de auricular Bluetooth não tem muito a apontar, visto cumprir bem o seu trabalho, podendo apenas ser melhorada a parte do microfone.
Na qualidade do sono, assim como na actividade física, temos um gráfico que nos indica as horas das mesmas.
A TalkBand B2, quando conectada a um smartphone, vibra e mostra quem está a chamar, quando recebemos uma chamada, mas não poder ler mensagens ou simplesmente possuir mais funcionalidades, faz com que esta TalkBand B2 fique aquém de outros dispositivos semelhantes. Para além disto podemos utilizar a TalkBand B2 com dispositivos Huawei para servir de botão de foto ou então, nos Huawei P8 e P8 Max, para desbloquear os mesmos. Temos ainda uma característica que nos permite localizar o SmartPhone se estiver dentro do alcance Bluetooth, que funciona também apenas com os modelos Huawei.
Conclusão
Positivo
+ Boa visibilidade do ecrã
+ Funciona como auricular
Negativo
- Preço
- Falta de características
Preço de venda médio: 169,90€ para a versão analisada (199,90€ para a versão com pulseira em pele)
Performance:6.5/10
Preço:6/10
Qualidade de Construção: 7.5/10
Geral: 7 /10
Por muito que seja agradável utilizar a TalkBand B2 no dia-a-dia, à medida que aprofundamos o nosso conhecimento sobre a mesma, verificamos que existem algumas características interessantes que poderiam ter sido implementadas, sobretudo quando consideramos as ofertas mais completas na mesma gama de preço. O principal ponto que fica a desejar é a falta de interatividade com o nosso smartphone, que muitas das vezes se limita ao tracking da actividade na app e no vibrar da pulseira quando alguém nos liga. Gostaria de ver implementado um monitor de frequência cardíaca, para quem leva os treinos mais a sério, ou uma interação a nível de mensagens, sendo possível a leitura das mesmas. Acredito que esta última funcionalidade fosse algo mais difícil de implementar dado o tamanho diminuto do ecrã, mas ainda assim resta pedir à Huawei que na próxima iteração da TalkBand nos dê mais! Sobretudo pelo preço. Acredito que se o preço baixasse para dois números, a TalkBand B2 fosse apetecível para mais consumidores, pois as características que tem, funcionam bem. Contudo, neste patamar de preço, temo que seja canibalizada pelas restantes ofertas no mercado.
Resta agradecer à Huawei por disponibilizar a TalkBand B2 para análise