Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Análise Huawei TalkBand B2

Boas pessoal, hoje temos uma novidade no que toca à fitness pessoal, com uma SmartBand. Da marca Huawei, uma marca chinesa que se tem vindo a impor cada vez mais no mercado global. A acompanhar o smartphone P8 que também no chega (análise a publicar) temos a smartband Huawei TalkBand B2, que promete compatibilidade com a app JawBone, para além da app própria da Huawei.

 

Primeiro contacto

A Huawei é uma marca chinesa que cada tem vindo a apostar forte no mercado topo de gama, pretendendo competir com as principais apostas deste mercado, como a Samsung. O Huawei P8 é a mais recente aposta de topo, aliando componentes de topo a uma construção que convence, tendo ainda a capacidade de Dual-Sim, como sendo a cereja no topo do bolo.

Especificações

 

Size     

Height

Leather strap version 235.10mm

TPU plastic version 242.85mm

Width

22.0mm

Depth

11.88mm

Weight

Leather strap version32.2gheadset:12.5g;strap with tray:19.7g

TPU plastic strap version30.6gheadset:12.5g;strap with tray:18.1g

Connectivity 

Bluetooth 3.0

Calling Quality    

Dual-mic reduction

Battery  

95mAh

Display          

0.73-inch, 128x88

Working time  

6 days (Depend on wireless call usage time)

Standby time

14 days (BT connection off)

Charging time          

About 1.5 hour

Button   

Single button controltouch screen

Interface              

Standard Micro USB charging

Sensors        

A+G-sensors

IP57      

Water and Dust resistance

OS       

Android 4.0+

IOS7.0+

 

Huawei TalkBand B2

Esta é a embalagem da TalkBand B2, uma smartband que tem também a capacidade de servir como auricular Bluetooth. Mas já vamos a detalhes. Por agora a SmartBand vem neste pequeno “display” onde podemos ver a banda preta com ecrã OLED.

De lado podemos ver algumas das capacidades desta SmartBand, sendo que é sobretudo virada para o controlo da nossa actividade.

Em termos de conteúdo da embalagem, temos a TalkBand B2, o manual e ainda duas esponjas suplentes, de tamanhos diferentes, que nos permitem adaptar a TalkBand B2 às nossas orelhas.

Um destaque especial para o manual que nos indica muito bem como utilizar a TalkBand B2 na primeira utilização.

Em termos de embalagem, mais uma vez destaque positivo para a Huawei e a TalkBand B2. Poderíamos talvez querer ver incluído uma outra pulseira, mas veremos isso mais à frente.

Utilização

Huawei TalkBand B2

Esta é uma smartband que por acaso também funciona como auricular Bluetooth, alguém na Huawei decidiu que era uma característica interessante a adicionar ao produto (e que na verdade até é bastante interessante, mas encarece um pouco a mesma, em comparação com outras smartbands).

Design/Ergonomia

A Huawei TalkBand B2 tem o aspeto comum das pulseiras de fitness, com um aspeto de borracha, sendo que possui também um ecrã OLED. Mas já lá vamos. Em termos de aspeto não é muito intrusivo, sendo que para quem pretende algo mais clássico e com um pouco mais de estilo a Huawei tem também uma versão em pele. Em termos de utilização, o sistema que a TalkBand B2 tem para se ajustar ao nosso pulso parece pouco durável e não muito consistente, pois algumas vezes a mesma se soltou durante a utilização.

Sendo de borracha, não é irritante para a pele, mas mais uma vez os buracos de ajuste existentes fazem com que não exista um local em que sintamos que seja o perfeito. É também leve e não é obstrutivo no pulso.

O pequeno dispositivo que serve de auricular Bluetooth (e de ecrã!) é libertado através de dois botões presentes em ambos os lados da pulseira.

Ecrã e Bateria

Em termos de ecrã somos congratulados por um decente (em termos de tamanho) ecrã de 0.73 polegadas OLED, mono, com um único botão lateral, que nos permite sincronizar o smartphone com a TalkBand B2. O ecrã é também touch, o que significa que podemos alternar entre ver as horas, o número de passos que percorremos no dia, as calorias gastas e as horas de sono da noite anterior. O facto de o ecrã ser mono (mas OLED) significa que mesmo em exposição solar directa não iremos problema em utilizar o mesmo, tendo um bom detalhe.

A Huawei diz que uma carga completa deve durar cerca de 6 dias, contudo uma utilização algo moderada (com dias mais intensos que outros), revela que com a ligação Bluetooth sempre activa, a TalkBand dura cerca de 2-3 dias; ao desactivar a mesma já conseguimos chegar aos 4 dias e um cheirinho do 5 dia. O que não é mau de todo visto que a TalkBand B2 carrega a sua bateria num piscar de olhos (1 hora costuma chegar).

Utilização

Vamos começar pelas características que o pequeno sensor de movimento de 6 eixos dentro da TalkBand B2 é capaz de realizar. Como dito acima, é possível contar passos e monitorizar o sono, o que é bastante interessante. Também é possível monitorizar exercícios, fazendo-o no menu e indicando ao TalkBand que vamos iniciar um treino. Mas acaba por aí, cronometra o tempo e pouco mais. Em termos de contabilizar o sono, é igualmente preciso, sendo que conta as vezes que o interrompemos durante a noite. O TalkBand B2 também deveria acender o ecrã ao movimento de ver um relógio, mas verificámos que o movimento tem de ser bastante exagerado para registar a 100%, ou então o ecrã não irá ligar.

 

A app incluída é bastante interessante, mas pode ser limitada

Existe teoricamente algum suporte com a app UP da Jawbone, mas tem algumas limitações, sobretudo porque temos de utilizar a aplicação da Huawei para exportar os dados para a UP. Aplicação essa que funciona razoavelmente bem em termos de guardar os dados para cada dia, mas que poderia estar mais “polida” pois mesmo num dispositivo de gama alta, por vezes existiam “solavancos” durante a sua utilização.

A vertente de auricular Bluetooth não tem muito a apontar, visto cumprir bem o seu trabalho, podendo apenas ser melhorada a parte do microfone.

 

Na qualidade do sono, assim como na actividade física, temos um gráfico que nos indica as horas das mesmas.

A TalkBand B2, quando conectada a um smartphone, vibra e mostra quem está a chamar, quando recebemos uma chamada, mas não poder ler mensagens ou simplesmente possuir mais funcionalidades, faz com que esta TalkBand B2 fique aquém de outros dispositivos semelhantes. Para além disto podemos utilizar a TalkBand B2 com dispositivos Huawei para servir de botão de foto ou então, nos Huawei P8 e P8 Max, para desbloquear os mesmos. Temos ainda uma característica que nos permite localizar o SmartPhone se estiver dentro do alcance Bluetooth, que funciona também apenas com os modelos Huawei.

Conclusão

Positivo

+ Boa visibilidade do ecrã

+ Funciona como auricular

Negativo

- Preço

- Falta de características

Preço de venda médio: 169,90€ para a versão analisada (199,90€ para a versão com pulseira em pele)

Performance:6.5/10

Preço:6/10

Qualidade de Construção: 7.5/10

Geral: 7 /10

Por muito que seja agradável utilizar a TalkBand B2 no dia-a-dia, à medida que aprofundamos o nosso conhecimento sobre a mesma, verificamos que existem algumas características interessantes que poderiam ter sido implementadas, sobretudo quando consideramos as ofertas mais completas na mesma gama de preço. O principal ponto que fica a desejar é a falta de interatividade com o nosso smartphone, que muitas das vezes se limita ao tracking da actividade na app e no vibrar da pulseira quando alguém nos liga. Gostaria de ver implementado um monitor de frequência cardíaca, para quem leva os treinos mais a sério, ou uma interação a nível de mensagens, sendo possível a leitura das mesmas. Acredito que esta última funcionalidade fosse algo mais difícil de implementar dado o tamanho diminuto do ecrã, mas ainda assim resta pedir à Huawei que na próxima iteração da TalkBand nos dê mais! Sobretudo pelo preço. Acredito que se o preço baixasse para dois números, a TalkBand B2 fosse apetecível para mais consumidores, pois as características que tem, funcionam bem. Contudo, neste patamar de preço, temo que seja canibalizada pelas restantes ofertas no mercado.

Resta agradecer à Huawei por disponibilizar a TalkBand B2 para análise

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter