Análise Sony Xperia U

Galeria fotográfica aqui -) http://imgur.com/a/1Z2mo

Hoje temos para análise mais um produto da Sony, o Sony Xperia U, mais um inédito na nossa mesa de testes, pois nunca antes tivemos a oportunidade de testar um smartphone. O último artigo a ser analisado foi um portátil Sony, que se comportou excelentemente, agora temos mais um produto da Sony. O Xperia U disponibiliza um Cortex A9 Dual Core a 1GHz com um chip gráfico MALI 400MP, que deve ser mais do que suficiente para a sua resolução de 480x854 num ecrã de 3.5 polegadas. As qualidades técnicas estão presentes, agora resta esperar que o Xperia U esteja à altura.

 

  

 

 

Primeiro contacto

Como sabemos, a Sony é uma grande marca do mercado de consumo electrónico português, sendo este produto o fruto de uma nova linha de smartphones já sem o branding Ericsson. Possui um design muito agradável, assim como um bom preço para as características. Veio com o Android 2.3.7 Gingerbread instalado, contudo a versão ICS já foi lançada e está disponível para update.

 

 

Especificações

“Operating system Google™ Android™ 2.3 (Gingerbread)

Processor 1 GHz STE U8500 Dual Core

Size 112 x 54 x 12 mm

Weight 110 grams

Available colours Black

White

Main screen

Colours 16,000,000 colour TFT

Resolution 854x480 pixels

Size (diagonal) 3.5 inches

Scratch-resistant Yes – anti-reflection coating on mineral glass

Input mechanisms

Text input On-screen QWERTY keyboard

Touch screen Capacitive (multi-touch)

Touch gesture Yes – multi-touch, up to 4 fingers supported

Memory

RAM 512 MB

System memory 2 GB

Phone memory 2 GB

Internal storage 4 GB

Camera

Camera resolution 5 megapixel

Digital zoom 16x

Photo flash Yes – LED

Video recording Yes – HD 720p

Video chat camera Yes

Sensors

Accelerometer Yes

Proximity sensor YesWhite paper | Xperia™ U

6 February 2012

Ambient light sensor Yes

Magnetometer Yes – Compass

Networks

ST25a UMTS HSPA 850 (Band V), 1900 (Band II), 2100 (Band I)

GSM GPRS/EDGE 850, 900, 1800, 1900

ST25i UMTS HSPA 900 (Band VIII), 2100 (Band I)

GSM GPRS/EDGE 850, 900, 1800, 1900

Data transfer speeds

GSM GPRS Up to 107 kbps (download). Up to 85.6 kbps (upload)

GSM EDGE Up to 296 kbps (download). Up to 236.8 kbps (upload)

UMTS HSPA cat 6 (upload) Up to 5.76 Mbps

UMTS HSPA cat 10(download) Up to 14.4 Mbps

Talk time (GSM) Up to 6 hours and 36 minutes*

Standby time (GSM) Up to 260 hours*

Talk time (UMTS) Up to 5 hours and 36 minutes*

Standby time (UMTS) Up to 472 hours*

Music listening time Up to 45 hours

Video playback time Up to 6 hours

Battery 1320 mAh, typical

1290 mAh, minimum”

 

Especificações retiradas do site da Sony

Embalagem

A Sony apresenta o seu smartphone numa caixa muito sóbria e elegante, sendo que a parte frontal apenas contem uma imagem do Xperia, o nome do telemóvel, o símobolo da Sony e do Android

Na parte traseira da embalagem temos já mais uma imagem do telemóvel de dois pontos de vista, assim como informação acerca de algumas tecnologias disponíveis neste produto, tal como o Mobile Bravia Engine, o 3D Sweep Panorama e o xLOUD. De seguida temos informação acerca das características, como CPU DualCore de 1 GHz, 3.5 polegadas de ecrã, cãmara de 5 MPx, entre outros. Por baixo destes ícones, temos mais algumas informações.


 

Ambas as laterais.

É interessante ver que a abertura desta embalagem se faz pela parte traseira, na qual podemos encontrar o equipamento bem aconchegado. Certamente cativante, à primeira vista.

   

Como podem observar, após puxarmos os entalhes de cartão, encontramos os acessórios que acompanham este Xperia U. Contamos com um manual de instruções, carregador microUSB, earphones e uma capa complementar branca.

Podemos dizer que esta embalagem foi uma abordagem muito bem pensada por parte da Sony.

Sony Xperia U

Aqui temos o dispositivo numa primeira vista. Salienta-se certamente a parte transparente, que, ligada, irá ter um led colorido. De resto, apresenta um design elegante, devido às linhas rectas, ainda que sinta um pouco que a moldura poderia ter sido aproveitada para dar espaço a um ecrã maior. A parte inferior, preta e possível de trocar pela branca, é feita em plástico com toque de borracha.

Este telemóvel não segue, certamente, a tendência de os telemóveis ficarem cada vez mais finos, visto que ainda é um pouco grosso (com 12 mm de largura), ainda assim, é isso que lhe permite uma boa ergonomia na mão. O lado que vemos na foto é o lado direito do dispositivo e os botões na figura são, de cima para baixo, o power on, controlo de volume e botão dedicado para câmara.

Passando à traseira, temos uma vez mais um plástico com toque de borracha, um flash de led a acompanhar a camâra de 5 MPx e um símbolo da Sony. Esta traseira confere uma boa ergonomia ao telefone, devido ao design curvo.

No lado esquerdo do telefone temos somente a entrada microUSB.

No topo do Xperia, encontramos uma entrada para auscultadores de 3.5mm

Uma melhor vista à parte inferior.

Os vários sensores, juntamente com a coluna de ouvido e a câmara frontal.

A capa é facilmente retirável, bastando deslizar a mesma para cima.

O telemóvel já ligado e com o tema azul, que irá fazer o LED de notificação ficar azul.

Agora sem iluminação para ver o excelente efeito.

 

Utilização

Relativamente à utilização diária, posso dizer que o Xperia U é muito fluido, devido ao seu Dual Core, podendo navegar na internet e fazer outras tarefas em simultâneo sem soluços. A transição entre ecrãs é também muito boa, algo que seria mais fácil de exemplificar com um vídeo. O único entrave que tive na utilização, foi o problema da memória limitada, visto que sou um utilizador ávido do leitor de mp3, e esta limitação da não existência de suporte de cartões Micro Sd fez me andar a fazer “ginástica” para escolher o que da minha biblioteca musical era o mais importante, por isso presumo, para quem não ande sempre online pois aí tem os serviços cloud, que este não é o equipamento mais adequado para os utilizadores intensivos de multimédia.

Os várias temas incluídos fazem mudar o LED presente no aparelho, fazendo-o brilhar da mesma cor do que o tema escolhido. Na galeria, o LED adquire o tom da cor predominante na foto.

Esta é uma foto tirada com a aplicação 3D Sweep Panorama, que como podem observar, faz fotos excelentes.

  

 

A qualidade da câmra em interiores não é tão impressionante, contudo o flash incluído dá uma valente ajuda.

Aqui temos um vídeo gravado com a câmara, tendo obtido bons resultados.

Em termos de jogos, os normais fruit ninja e angry birds correm sem qualquer problema. Em termos de benchmarks podemos ver acima que no AnTuTu benchmark v2.9.2 obtêm a pontuação de 5516, um resultado bastante bom para um dispositivo deste preço.

 

A utilização do teclado incluído é fácil, ainda que um ecrã um pouco maior seria sempre bem vindo, pois nesta altura do campeonato, um ecrã de 3.5 polegadas “sabe a pouco”. Também o marcador é de fácil utilização, com números grandes. De resto, a Vodafone incluiu várias das suas aplicações que, apesar de úteis, seria interessante puder retirar as que não utilizamos. Para além das que a Vodafone incluiu, temos também várias aplicações interessantes da autoria da Sony. O Timescape permite uma nova abordagem ao facebook, enquanto que o TrackID é uma excelente alternativa a um Shazam, por exemplo. Apenas acho algo desnecessário a inclusão de um anti-virus, desta feita o McAfee security, pois sinto que em Android ainda não é algo necessário. A Sony ainda incluiu outras aplicações, mas certamente que as de maior utilidade já foram referidas.

 

O ecrã de 3.5 polegadas apresenta uma nitidez muito boa, em parte devido à tecnologia Bravia Engine, o que o torna ideal para ver filmes, ou navegar na Internet, apesar de, como dito acima, se possuísse um ecrã maior, tal seria muito benéfico para o utilizador. O multi touch funciona lindamente e sem problemas, pelo que fazer “pinch to zoom” é muito fácil.

 

O leitor incluído serve para o gasto, contudo, também devido a ter um armazenamento limitado, não é a sua função ser um leitor de música, pois será obtida melhor qualidade sonora através de um DAP dedicado. A interface é agradável, tendo um equalizador para o utilizador modificar ao seu gosto.

  

Como dito acima, os temas incluídos fazem variar a cor do LED incluído no telefone, tendo uma grande variedade de cores disponíveis. Como telefone, a qualidade nas chamadas é das mais límpidas que ouvi, assim como a recepção de sinal pareceu estar a par daquilo que a operadora tem para oferecer.

No geral podemos classificar a experiência de utilização deste telemóvel como muito positiva e fluída, algo que só pode vir a melhorar com a actualização para ICS 4.0. Ainda para mais, tem um preço muito acessível para as características, por isso, em termos de performance, é uma boa compra. 

 

Conclusão

 

Positivo

+ Estética

+ Performance

+ Preço/performance

Negativo

- Ecrã algo pequeno

- Falta de expansibilidade por Micro SD

 

Preço de venda médio: 199,90 € em Portugal (Vodafone)

 

 

Performance:9/10

 

Preço:9/10

 

Qualidade de Construção: 9/10

 

Geral: 9/10

 

 

 

Com este Sony Xperia U, temos a primeira análise a um smartphone aqui no InsideGeeks. Sumariamente podemos dizer que, apesar das claras falhas como falta de slot MicroSD e um ecrã de 3.5 polegadas que se torna pouco para as normas de hoje, este smartphone da Sony tem tudo para ser um vencedor. A sua utilização bastante fluída devido ao Dual Core, juntamente com a interface gráfica Mali 400MP, permite que qualquer jogo corra sem soluços, permitindo também a visita a páginas web com conteúdos flash. O ecrã é responsivo e a câmara produz bons resultados, sendo a aplicação sweep panorama especialmente interessante. Visto que a gravação a 720P ocorre sem qualquer problema, pode ser utilizado para pequenos filmes. Por fim, para quem o design é algo fundamental, penso que nada de errado pode ser apontado a este Sony, que complementa uma estética fenomenal com um LED que apenas adiciona classe. A bateria dura 2 dias com utilização média, cerca de um dia com utilização intensiva (WiFi sempre ligado e alguns dados), e cerca de 4 com pouca utilização. Se a isto juntarmos o já confirmado update para ICS 4.0, temos a cereja (ou o gelado de sanduiche) no topo do bolo.

Por tudo isto, penso que não exista nada que se equipare a este equipamento numa faixa de preço semelhante, assim sendo, o Sony Xperia U merece o selo de recomendado por InsideGeeks.

Performance:9/10

Preço:9/10

Qualidade de Construção: 9/10

Geral: 9/10

 

 

Agradecemos à Vodafone pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

 

Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter