News Show SP2

Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o BQ Aquaris U Plus. E o que é que este smartphone da espanhola BQ tem para vocês? Ora bem este é um smartphone dual SIM disponível em dois diferentes “sabores”: a versão de 2GB/16GB e 3GB/32GB (RAM/ROM, respectivamente). A versão que chega até nós é a versão topo de gama com 3GB, sendo que a acompanhar isto temos em todas as versões um Qualcomm Snapdragon 430, um octa-core, aliado a uma gráfica Adreno 505. Temos um ecrã de 5 polegadas com 720p de resolução, sendo que dizer mais sobre este smartphone é certamente revelar tudo aqui. Vamos ver que mais tem para nos oferecer nesta review!

 

 

Primeiro contacto

A BQ é uma marca espanhola que se tem evidenciado cada vez mais no mercado português, ao aliar produtos com boas especificações técnicas, a um preço acessível. O seu contacto e sucesso com o mercado português foi sobretudo com o tablet BQ Maxwell, sendo que desde aí os portugueses sucumbiram ao encanto desta marca.

Hoje temos um produto de gama média que pretende destacar-se pela sua qualidade de construção de topo. Este dispositivo chega como uma alternativa de gama ligeiramente mais alta ao BQ Aquaris X5 Plus.

Especificações

 

Especificações retiradas do site Gsm Arena

 

Unboxing e First Touch

 

Tal como a embalagem do previamente analisado Aquaris X5 temos uma embalagem que se preza pela simplicidade. Temos um contraste de cor branca com vermelho, assim como o nome do dispositivo na parte superior da embalagem, para além de pequenas referências às especificações do mesmo.

Para além disso temos o nome do dispositivo mais uma vez na parte lateral da embalagem.

No outro lado da embalagem temos as diversas especificações deste smartphone pelo que resta destacar a bateria de 3000 mAh que ainda não tinha sido mencionado e certamente será interessante devido à durabilidade da bateria para quem utiliza aplicações intensivas a nível de consumo de bateria.

No que toca a conteúdos incluídos na embalagem vemos o pin para abertura do sim tray, assim como o cabo micro-USB, para além de todos os manuais. Assim sendo, a embalagem deste dispositivo é bastante simples, mas vamos ver aquilo que realmente interessa, o Aquaris U Plus!

 

BQ Aquaris U Plus

Este é o BQ Aquaria U Plus. Na parte frontal do telemóvel podemos contar com um ecrã de 5 polegadas com 720p de resolução, que é feito de Dinorex Glass, mais um tipo de vidro que é resistente a vidros e quebras. Na parte inferior do dispositivo é possível encontrar três botões capacitivos que assumem, por ordem da esquerda para a direita, as seguintes funções: retroceder, menu principal e aceder às aplicações que estão a correr de momento.

Na parte inferior do smartphone podemos encontrar apenas a ranhura do microfone.

Na parte traseira podemos ver o detalhe do corpo metálico que este Aquaris U Plus possui. O mesmo encontra-se muito bem acabado, com um acabamento em preta antracite. De notar também na parte inferior do dispositivo as colunas.

Uma vista mais de perto à parte superior da traseira revela esta câmara de 16 MPix com flash, que certamente irá capturar fotografias fantásticas em condições de luzes favoráveis. Mais abaixo temos também um sensor de impressão digital que irá servir como “password” de acesso e para desbloquear o smartphone.

Observando o topo do Aquaris U Plus podemos encontrar o jack de 3.5mm assim como a entrada micro-USB

No lado direito do aparelho temos o botão de ligar (o mais pequeno) assim como os botões de diminuir/aumentar volume.

Aqui temos o tray que nos permite utilizar 2 sims ao mesmo tempo ou então 1 sim mais um cartão microSD (não existindo a opção de utilizar os 2 ao mesmo tempo).

Assim sendo, fica concluída a primeira análise verificando que a BQ continua a fazer dispositivos com aparência muito atraente, pelo que vamos ver se a performance está ao mesmo nível!

Utilização

O BQ Aquaris U Plus é um smartphone que corre o o sistema operativo Android 6.0.1 Marshmallow. Apesar de não ter os toques das roms Cyanogen como o X5 por nós actualizado, a BQ prefere manter uma experiência de Android stock, logo as aplicações incluídas por defeito são mínimas.

O primeiro contacto com o smartphone revela que as aplicações incluídas são mesmo apenas as da Google. Isto faz com que a única aplicação que não seja as por defeito da Google seja a BQ Plus uma aplicação que ajuda na manutenção da garantia. De resto temos um sistema operativo muito leve que está pronto para receber todos os tipos de aplicações.

Em termos de conforto na utilização devo dizer que o Aquaris U Plus é fácil de utilizar e muito confortável de utilizar pois o seu acabamento metálico apela à ergonomia. O facto de ser 5 polegadas faz com que seja possível de utilizar com apenas uma mão e a espessura de 8.7mm  faz com que seja fácil de colocar no bolso sem ser incómodo. Ainda assim a traseira com acabamento metálico pode revelar-se ser suscetível a riscos.

Falando agora da utilização do detector de impressões digitais, o mesmo funcionou bem e sem problemas sendo que a sua utilização permite desbloquear o U Plus de uma maneira mais rápida, assim como ser utilizado como password no ecrã de desbloqueio.

Outra das características interessantes são alguns dos gestos incluídos no software, sendo que o mais importante deles, durante a nossa utilização, foi o de alternar entre duas aplicações abertas, cujo gesto é tocar duas vezes no botão direito de toque. Isto leva-nos para a última aplicação aberta, o que faz o multitasking muito fácil!

 

Performance

Com o intuito de verificar a performance do Aquaris U Plus em jogos, é necessário saber o que está a trabalhar dentro do mesmo. Temos um ecrã de 5 polegadas 720p, alimentado por um Snapdragon 430 em conjunto com uma GPU Adreno 505, sendo este material um bom CPU e GPU para media gama, suficiente para jogos 3D.

Como sempre vamos utilizar o Real Racing 3 como um benchmark de fluidez, conseguindo nós correr o jogo de uma maneira ainda melhor ao anterior X5. Para além disso verificámos que em todas as tarefas foi possível ter uma fluidez muito boa mesmo com diversas aplicações abertas (possivelmente derivado dos 3GB de Ram).

Contudo em performance sintética (como o Antutu), podemos ver que o Aquaris U Plus começa a deixar a desejar.

Autonomia

Tal como o Aquaris X5, os BQ valorizam a sua autonomia. Assim sendo temos uma bateria de 3000 mAh dentro do seu corpo. Isto permite que mesmo utilizando dados móveis tenhamos bateria restante de cerca de 30% ao fim de um dia com utilização intensiva das redes sociais. Para além disso, a menor resolução e tamanho de ecrã permitem que a bateria não sofra tanto na utilização.

Obviamente que diminuindo a utilização dos dados móveis para cerca de 1 hora por dia, é possível fazer com que o Aquaris U Plus dure 2 dias.

 

Câmara

Tendo em conta que temos uma câmara de 16MPix seria de esperar uma grande qualidade de câmara, assim como a grande qualidade da câmara de 5MPis frontal.

 

 

Ao observar as amostras por nos recolhidas desta câmara vemos que realmente existe melhoria relativamente à câmara de 13MPix encontrada no X5, que também cumpre muito bem o seu trabalho ao nível de vídeo (que é gravado a 1080p). Os LED ajudam também em ambientes de baixa luminosidade mas ainda assim pouca luz não perdoa na qualidade das imagens.

 

Qualidade do vídeo

 

Multimédia

No que toca a poder apreciar conteúdo multimédia, esta versão do Aquaris U Plus brinda-nos com 32GB de armazenamento interno o que significa que mesmo sem um cartão microSD adicional temos espaço para diverso conteúdo, tais como séries, filmes e mesmo música. Ainda assim, para os mais puristas, certamente um cartão microSD adicional será necessário.

O ecrã de 5 polegadas HD é também melhor a nível de cores que o do Aquaris X5, possuindo também ângulos de visão bastante agradáveis. Mesmo para visualação de conteúdo regular a sua qualidade é bastante decente. O leitor multimédia incluído é o do Google play, contudo amantes de música certamente irão utilizar a sua aplicação preferida ao invés da incluída.  As colunas incluídas também cumprem o trabalho de ser utilizadas em ultimo recurso.

A saída de headphones deste Aquaris U Plus tende para a neutralidade. Para além disto tem um detalhe muito aceitável o que significa que quem pretender utilizar este dispositivo como leitor de música não irá ficar desapontado.

Por fim, a qualidade de som em chamada é também aquela a que estamos acostumados neste tipo de dispositivos onde podemos ouvir a pessoa do outro lado sem qualquer tipo de problemas e ser ouvidos.

A nível de recepção o smartphone também se revelou sólido, sem perdas de rede como por vezes acontece em alguns dispositivos.

Conclusão

 

Positivo

+ Construção com acabamento metálico

+ Autonomia

+ Garantia de upgrade para Android 7.0 (Nougat)

+ Câmara de Qualidade

Negativo

- Performance gráfica decente mas ainda existe melhor na classe

- Poderia ter sido incluído um carregador

Preço de venda médio: 249,90 €

Performance:7.5/10

Preço:7/10

Qualidade de Construção: 9/10

Geral: 8 /10

O BQ Aquaris U Plus prova que é possível melhorar algo que previamente já era bom. O U Plus pegou nas melhores coisas do X5, tais como a construção com revestimento metálico, assim como uma qualidade de construção fenomenal com um software muito leve que nos permite utilizar o software sem ter o nome do construtor em todas as aplicações. O poder de processamento revela-se suficiente apesar de não ser o melhor em termos sintéticos. Ainda assim este Aquaris U Plus revela-se um excelente dispositivo para utilizar no dia a dia, ajudado sobretudo pela sua fluidez nas tarefas quotidianas assim como uma boa duração de bateria ajudada pelos 3000 mAh da mesma. É possível obter smartphones com melhor “raw” performance na mesma gama de preço mas a disponibilidade e excelente suporte da BQ certamente pesam na hora da decisão. 

showplus

  • Patrocinadores do nosso website
  • Patrocinadores do nosso website
  • Patrocinadores do nosso website
  • Patrocinadores do nosso website
  • Patrocinadores do nosso website
  • Patrocinadores do nosso website
  • Patrocinadores do nosso website
  • Patrocinadores do nosso website
Share on Myspace
Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter