A empresa de telecomunicações croata Hrvatski Telekom seleciona a Ericsson como única fornecedora de RAN 5G

  • A Ericsson será a única fornecedora de RAN 5G até 2024
  • Trata-se do primeiro contrato de 5G na Croácia
  • A Hrvatski Telekom pretende estimular a digitalização e a Indústria 4.0 na Croácia através do 5G


 

A Ericsson Nikola Tesla (ZSE: ERNT-R-A), sociedade croata associada da Ericsson, foi selecionada pela Hrvatski Telekom, prestadora de serviços de comunicações da Croácia, para assumir o papel de fornecedora exclusiva de produtos e serviços de rede de acesso por rádio (RAN) 5G até 2024.

No âmbito deste contrato, o primeiro deste tipo na Croácia, a tecnologia de redes da Ericsson será implementada na rede da Hrvatski Telekom, incluindo os produtos e as soluções do Sistema de Rádio da Ericsson e a Partilha de Espetro da Ericsson.

As empresas têm parceria desde 2018 com o objetivo de modernizar a rede de rádio da Hrvatski Telekom. Além da banda larga móvel melhorada, a Hrvatski Telekom pretende impulsionar a digitalização e a Indústria 4.0 através das oportunidades de inovação possibilitadas pela respetiva rede de 5G.

Kostas Nebis, CEO da Hrvatski Telekom, explica: “Os últimos meses clarificaram a importância vital dos investimentos e da indústria das TIC na infraestrutura digital, pois são uma alavanca importante para a digitalização da sociedade e para o regresso ao crescimento económico. A cooperação com a Ericsson é o mais recente exemplo do nosso empenho em ajudar a economia e a sociedade. Pretendemos continuar a manter o ritmo do nosso plano de investimento na rede e a interligar as pessoas na Croácia com as oportunidades proporcionadas pela digitalização”.

E acrescenta: “A implementação da tecnologia 5G é aplicável em grande escala e dará resposta às necessidades da Croácia, ao permitir maiores eficiências energéticas através de uma medição inteligente e de uma gestão dinâmica do abastecimento energético, uma maior eficiência na agricultura através de dispositivos e máquinas, automáticos e ligados, ou da otimização de processos de irrigação, bem como em muitas outras indústrias”.

Por sua vez, Arun Bansal, Presidente para as regiões da Europa e América Latina da Ericsson, afirma: “Orgulho-me de, após a nossa primeira demonstração da tecnologia 5G, há dois anos, termos agora assinado o primeiro contrato de 5G na Croácia. Este acordo de parceria permitirá que as soluções de ponta do portfólio do Sistema de Rádio da Ericsson e a quinta geração de comunicações móveis transformem o país no período vindouro. Na qualidade de parceiro de confiança com mais de um século de experiência nas comunicações, estamos preparados para levar o 5G aos clientes da Hrvatski Telekom em toda a Croácia”.

Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter