VodafoneZiggo lança o 5G através da Partilha de Espetro da Ericsson

A VodafoneZiggo, prestadora de serviços de comunicação líder nos Países Baixos, está a lançar o 5G através da Partilha de Espetro da Ericsson (NASDAQ: ERIC) e o núcleo da rede 5G da Ericsson, com vista à implementação económica e contínua da tecnologia móvel mais recente, que oferece um desempenho de rede melhorado.

Como parte da estratégia de GigaNet da empresa, a VodafoneZiggo está a ativar a sua rede 5G com a solução de Partilha de Espetro da Ericsson, permitindo aos subscritores tirar partido de uma experiência de utilizador melhorada.

Jeroen Hoencamp, CEO da VodafoneZiggo, afirma: “O 5G é uma evolução que abre portas a novas possibilidades. Neste momento, estamos a fazer a introdução do 5G através da «Partilha de espetro da Ericsson» na nossa GigaNet. Estamos a recorrer à tecnologia inovadora mais recente para aplicar o 5G nas bandas de frequência existentes, utilizando as antenas de que já dispomos. Com a adição do 5G, queremos oferecer aos Países Baixos a melhor infraestrutura digital móvel e fixa do mundo, que resultará numa nova forma de conectividade. O nosso propósito central é manter a conectividade dos nossos clientes e sabemos que esta parceria com a Ericsson assegurará que cumprimos esse objetivo”.

Por sua vez, Arun Bansal, Presidente para as regiões da Europa e América Latina da Ericsson, declara: “Este é outro excelente exemplo da nossa forte parceria com a VodafoneZiggo. Pretendemos fazer o lançamento do 5G da forma mais económica possível, ao implementar conjuntamente uma solução 5G completa através da Partilha de Espetro da Ericsson, bem como ao aproveitar o Evolved Packet Core da Ericsson já existente numa configuração não-autónoma. Na verdade, é em momentos de crise que compreendemos como as nossas redes de comunicações são importantes. O investimento no 5G origina muitas oportunidades para todos nós, desde a prestação remota de cuidados de saúde à automatização de serviços públicos resilientes. Ao trabalharmos em conjunto, podemos manter a conectividade e a segurança das pessoas”.

Um ambiente de espetro único

A situação do espetro nos Países Baixos é diferente quando comparada com outros países europeus. Em junho de 2020, a frequência de 700 MHz será leiloada, mas a banda de 3,5 GHz, que está a ser utilizada atualmente pelo sistema de satélites de defesa do país, não estará disponível para leilão até 2022. Ao implementar já a Partilha de Espetro da Ericsson, a VodafoneZiggo pode introduzir rapidamente o 5G numa área grande, utilizando as bandas de frequência existentes e, também, o equipamento do Sistema de Rádio da Ericsson que já existe.

O software de Partilha de Espetro da Ericsson, que está disponível comercialmente, pode ser executado em qualquer um dos cinco milhões de rádios preparados para 5G que a Ericsson tem disponibilizado desde 2015.

O lançamento do 5G representa a continuação de uma parceria de longa data, na qual a Ericsson disponibiliza a maioria da tecnologia de rede móvel e dos serviços geridos à VodafoneZiggo. Em janeiro de 2020, os parceiros lançaram um ambiente de cocriação de 5G, o 5G HUB, disponibilizando a empresas, startups e estudantes a hipótese de explorarem o 5G na prática.

Anteriormente, os parceiros também concretizaram o lançamento comercial da primeira rede VoLTE completa com base na nuvem do país e, em fevereiro de 2020, realizou-se a desativação do 3G, o que permite à VodafoneZiggo aproveitar a banda de 2100 MHz para fornecer capacidades aumentadas aos utilizadores finais.

 

Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter