Telia Norway seleciona Ericsson como única prestadora de serviços de RAN 5G

  • O contrato permitirá que a Ericsson, na qualidade de parceira de 5G e única prestadora de serviços de RAN, ative o 5G a nível nacional na rede de próxima geração da Telia Norway até 2023;
  • Parceria prevê também a implementação de hardware e software do sistema de rádio da Ericsson, incluindo a tecnologia de partilha de espetro e de novo rádio (NR) 5G;


A Telia, prestadora de serviços de comunicação nórdica, selecionou a Ericsson (NASDAQ: ERIC) como única prestadora de serviços de rede de acesso de rádio (RAN) 5G para a sua rede nacional de próxima geração na Noruega.

Serão implementados em toda a rede produtos de hardware e software, assim como soluções do sistema de rádio da Ericsson, incluindo a tecnologia de novo rádio (NR) 5G. A Ericsson irá ainda modernizar toda a rede de rádio da Telia Norway como parte da mudança para o 5G, incluindo a implementação do software de partilha de espetro da Ericsson, único no setor, que permitirá à Telia partilhar o respetivo espetro entre a utilização de 4G e 5G.

Ambos os parceiros prevêem que a implementação do 5G comece em 2020 e que os primeiros serviços comerciais do 5G estejam disponíveis também no próximo ano. A Ericsson e a Telia pretendem fornecer uma cobertura 5G a nível nacional na Noruega até ao fim de 2023.

Além da banda larga móvel melhorada, a Telia Norway está a explorar o potencial do 5G para possibilitar novas oportunidades sustentáveis, incluindo na área da Internet das Coisas (IoT) e da Indústria 4.0, para empresas, para utilização doméstica e em cidades inteligentes. A Telia Norway e a Ericsson já estão em parceria na rede 5G piloto em Trondheim, na Noruega, que integra funcionalidades de transportes inteligentes, automação e inteligência artificial (IA).

Abraham Foss, CEO da Telia Norway, afirma: "Em suma, a concretização do 5G permitir-nos-á posicionar na fila da frente da digitalização. Ajudar-nos-á a transformar o setor e a infraestrutura na Noruega e a proporcionar uma nova geração de possibilidades. Por este motivo, o nosso objetivo é proporcionar uma cobertura 5G a nível nacional dentro dos próximos quatro anos e estamos felizes por assumirmos um papel fundamental neste desenvolvimento contínuo da Noruega com o nosso parceiro Ericsson".

Por sua vez, Arun Bansal, Presidente das regiões da Europa e América Latina da Ericsson, afirma: "Estamos contentes por fortalecer a nossa posição nos países nórdicos através desta parceria de referência no domínio do 5G com a Telia Norway. Trabalharemos em estreita colaboração com a Telia Norway para providenciar as melhores experiências de 5G comercial possíveis aos respetivos clientes. Tal inclui trabalhar em conjunto com a Telia Norway para possibilitar as vantagens inovadoras da Internet das Coisas (IoT) e da Indústria 4.0 que esta nova plataforma de conetividade trará à Noruega, com o país a abraçar a digitalização".

Atualmente, a Ericsson está presente com o 5G comercial em 19 redes de clientes espalhadas por 15 países, que abrangem quatro continentes.

Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter