Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Análise Western Digital My Book Live Duo

Hoje temos aqui um produto para todos aqueles que gostam de partilhar os seus dados na rede de casa! Falamos pois de um Network Attached Storage, ou seja, um disco rígido acessível através da rede. Para além do mais, através da internet e de aplicações, podemos aceder à informação remotamente! Falamos pois do My Book Live Duo, uma solução com capacidade que vai de 4TB a 8TB. A versão que aqui temos é a de 6TB, o que significa muitas horas de vídeo, música, e milhares de fotografias!

 

Primeiro contacto

 

Claramente sabemos que Western Digital, se encontra maioritariamente ligada aos discos rígidos, e certamente, a tudo o que inclui os mesmos, como o caso desta NAS.

O que torna esta solução da Western Digital ainda mais apetecível é o facto de podermos aceder aos nossos dados pela internet, através de uma simples aplicação de smartphone ou através de um computador, assegurando assim que temos sempre o que precisamos connosco. Falando de especificações, vamos ver o que nos espera

 

Especificações

Western Digital My Book Live Duo

AS suas mídias e arquivos na sua própria nuvem pessoal.

 Crie uma nuvem só para você, sem taxas mensais nem mistérios sobre onde os seus dados estão armazenados. Armazene suas mídias e arquivos na unidade e acesse-os de forma segura pela Internet com qualquer computador PC ou Mac.

Ou use os aplicativos móveis da WD para ter acesso fácil através do seu smartphone ou tablet. É como ter até 6 TB de armazenamento adicionais para o seu aparelho móvel.                             

Backup duplamente seguro com a tecnologia de RAID 1.

Configure o sistema no modo de proteção de dados (também conhecido como modo espelhado ou RAID 1) e a capacidade é dividida em duas. Metade da capacidade é usada para armazenar seus dados e a outra metade para uma cópia duplicada. Caso uma unidade sofra alguma falha, seus dados estarão protegidos porque estão duplicados na outra unidade.      

Capacidade máxima de armazenamento com espelhamento do drive.

De funcionamento imediato, esse sistema reúne dois drives em um único volume que funciona como uma única unidade com a máxima capacidade.

Solução totalmente pronta para usar.

O My Book Live Duo vem completo com dois discos rígidos que oferecem alta capacidade, baixo consumo de energia e funcionamento frio e silencioso. Essas unidades são testadas em fábrica dentro do estojo para um desempenho otimizado e a qualidade WD na qual você pode contar.

Armazenamento compartilhado para todos os seus computadores.

A solução de drive duplo perfeita para centralizar e compartilhar dados na sua rede com ou sem fio. Conecte o My Book Live Duo ao seu roteador sem fio para compartilhar e acessar vídeos, músicas, fotos e arquivos importantes com qualquer computador Mac ou PC na sua rede.

Velocidade sem comprometer o desempenho.

Uma CPU de 800 MHz incorporada dá toda a potência que você precisa para os usos mais exigentes e as melhores velocidades de leitura dessa categoria, mais rápida do que as unidades tradicionais com USB 2.0. Reproduza mídias e transfira arquivos sem interrupções e sem perder o ritmo.             

Agora reproduz na sua HDTV.

Assista ao vídeo da festa de aniversário da sua filha ou faça uma apresentação de slides da suas férias diretamente na sua TV. O servidor de mídia incorporado reproduz músicas, fotos e vídeos em qualquer dispositivo multimídia certificado pela DLNA, tais como o reprodutor de mídia de rede WD TV Live, o reprodutor de Blu-ray Disc, Xbox 360 ou PlayStation 3 e televisão conectada. Certificado pela UPnP DLNA 1.5 &.

Backup automático e sem fio de todos os seus computadores.

Proteja suas lembranças mais preciosas e faça o backup sem fio de todos os computadores PC e Mac na sua rede em um único local confiável usando o WD SmartWare. Sempre que você salva alguma coisa, o backup é efetuado instantaneamente. Os usuários de Mac podem utilizar todos os recursos do software de backup Time Machine da Apple para proteger seus dados.

 Escute suas músicas com o iTunes.

A unidade é compatível com o iTunes, assim você pode centralizar sua coleção de música e vídeo e reproduzi-la em qualquer Mac ou PC com iTunes.   

Fácil de configurar, fácil de encontrar na sua rede.

É super fácil de configurar. Em poucos minutos você já está com tudo funcionando. Os computadores com Mac, Windows 8, Windows 7 e Windows Vista encontrarão automaticamente o My Book Live Duo em questão de segundos. Se você estiver usando o Windows XP, é fácil configurar a unidade com o nosso software de descoberta simples.

Pode ser reparado pelo usuário

Deseja fazer o upgrade de um drive? Basta abrir o estojo e substituir o drive existente – não precisa de chave de fenda.           

Acrescente uma camada extra de protecção aos seus arquivos.

Você pode fazer uma segunda cópia automaticamente, ou um ponto seguro, do seu My Book Live Duo ou outro My Book Live Duo ou unidade NAS na sua rede doméstica. Agora você tem proteção dupla para todas as suas mídias para você não perder sua tranquilidade.

Especificações retiradas do site da Western Digital

Embalagem

Este produto da WD, vem numa embalagem bastante apelativa, sendo que domina o fundo de céu, juntamente com a cor vermelha. Temos a indicação do nome do produto, juntamente com alguns detalhes técnicos acerca do mesmo. A nota dos 6TB, juntamente com a indicação de RAID. Temos também a compatibilidade deste produto assegurada com diversos sistemas operativos.

Na lateral temos a indicação que este sistema trabalha em RAID 1, em que metade da capacidade dos discos serve para assegurar a protecção dos nosso dados, em caso de corrupção. Temos também indicações ao nível da velocidade da Drive.

Na traseira temos várias informações acerca da capacidade de armazenamento na nuvem deste produto.

De lado temos a vista traseira do My Book Live Duo, e todas as suas portas e compatibilidades.

Do topo, é possível observar as características mínimas e os requesitos do sistema, assim como tudo aquilo que a embalagem inclui.

Tudo bem acondicionado na embalagem.

Um pequeno detalhe do carregador, que possui de origem diversos conectores, ideal para quem viaja.

E aqui todo os acessórios que acompanham este My Book Live Duo, o carregador, um manual, drivers, um cabo de rede e o próprio My Book.

Western Digital My Book Live Duo

Aqui temos a vista frontal do aparelho, bastante sóbrio, de modo a poder ser incluído discretamente em qualquer sala ou escritório. É um pouco grande, mas devido à sua cor e design, enquadra-se perfeitamente em diversas decorações.

Na lateral também não há muito a dizer, apenas que a qualidade do exterior é muito boa.

A traseira permite-nos observar os pequenos furos de arrefecimento, a entrada para transformador, entrada RJ45 e uma entrada USB 2.0.

A outra lateral é em tudo igual

No que toca ao sistema de troca de discos, vemos uma pequena abertura no topo para o calor sair, assim como, se necessário trocar de discos.

Na parte inferior, mais pequenos buracos por onde pode passar o ar, assim como pés de borracha para elevar o My book.

Aqui vemos melhor o sistema de troca de discos, bastante simples e fácil de realizar pelo utilizador.

Concluindo uma rápida análise externa, podemos concluir que este se trata de um produto sólido e bem construindo, com um design sóbrio. Vamos ver se o software consegue aquilo que promete.

Sistema de teste

O My book Live Duo vai ser testado no nosso sistema de testes, assim como em plataformas Android:

- Intel Core i5 3570k 3.4 GHz @ 4.5 GHz

- Asrock Z77 PRO3

- 16GB GeIL EVO Veloce 1866 MHz @ 2133 MHz

- Samsung 160 GB

- Kingston HyperX 240GB

- Antec HCG 620W

- Antec Kuhler H20 920

- Antec Eleven Hundred

- Windows 8 Profissional x64

Um agradecimento à Noctua, à Antec, à GeIL e à Kingston por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

Utilização

Tal como a instalação dos PLC, também a instalação deste My book Live Duo é bastante simples, bastando ligar os cabos necessários (o RJ45 ao router e o de power), correr o software de setup rápido, estando assim prontos a trabalhar, pois o dispositivo é rapidamente descoberto e incorporado na nossa rede doméstica. De seguida, o software faz-nos criar uma conta na Cloud da WD, permitindo assim o acesso remoto.

Software

Após termos concluído a iniciação rápida da Western Digital, somos levados para esta interface web, através dos atalhos no nosso ambiente de trabalho. É também possível aceder a tal através do ip no browser. Como podem ver é bastante agradável. E configurações não faltam.

Aqui podemos ver as pastas que criamos e queremos modificar ao nosso gosto, sendo bastante fácil a gestão das mesmas.

Nas definições temos as seguintes abas, Sistema, Rede, Utilidades, Acesso Remoto, Media e Armazenamento. Cada uma delas tem diversas características próprias, que permitem configurar todo o nosso My Book Live Duo ao nosso gosto, desde o tipo de armazenamento (RAID ou não), até ao acesso remoto.

Por fim, devo de dizer que estou espantado, pois até a versão com android funciona às mil maravilhas, sendo excelente poder aceder aos ficheiros que temos em casa no trabalho, ou por exemplo, num local em que necessitamos dos mesmos, mas não os possuímos à mão.

Performance

De modo a testar a performance bruta deste NAS, foi efectuado apenas teste de transferência de ficheiros na mesma rede, de modo a obter a velocidade de transferência. Toda a restante experiência de utilização, como por exemplo o streaming de filmes, ocorreu sem qualquer problema, visto este NAS ser compatível com a norma DLNA, emparelhando com uma PS3, por exemplo, sem qualquer problema, assim como seria com uma televisão que suportasse este protocolo. Será também interessante pensar que podemos adicionar ainda mais capacidade através da porta USB traseira do nosso My Book Live Duo.

Em termos de performance pura, temos de nos lembrar que este serviço está limitado pela ligação que temos, neste caso, estou a testar utilizando uma powerline anteriormente analisada (dLAN AVduo 200 Mbps), pelo que podemos ver que o limite certamente não será do equipamento em si, mas da powerline, sendo que ligados ao router obteremos resultados superiores. Ainda assim este é um excelente resultado, podendo qualquer pessoa ligada à rede aceder facilmente a este NAS, com velocidades dependentes do seu equipamento.

 

O que obtivemos nos testes foi o resultado que podem observar mais acima, uma média muito próxima dos 6 MB/s. Isto para transferência no sentido My book -> Computador, pois copiar do nosso computador para o My Book ocorre a velocidade perto dos 5 MB/s, ainda assim, mais do que suficiente para todo o conteúdo HD. E não nos precisamos mais de preocupar com espaço, pois os 6TB são mais que suficientes por uns tempos, para além do seu baixo ruído em funcionamento.

Conclusão

Western Digital My Book Live Duo

Positivo

+ A nossa própria “Nuvem”

+ Capacidade Enorme

+ Qualidade de construção e silêncio em operação

+ Simplicidade do processo

Negativo

- Ainda é algo mais para entusiastas, pois o preço pode não atrair muitas pessoas

Preço de venda médio: 329,99€ (4TB) e  419,90 € em Portugal (para a versão de 6TB)

 

Performance: 9.5/10

Preço: 7/10

Qualidade de Construção: 8.5/10

Geral: 9/10

Digamos que começamos a parceria com a Western Digital (o seu representante) da melhor maneira possível, visto que nos foi apresentado um produto sublime, que se propõe a dar ao utilizador aquilo que cada vez mais é utilizado, o facto de ser possível aceder a ficheiros pela Internet, não sendo necessário o factor físico de transporte. Por isso, acabaram-se as vezes em que nos desculpamos por nos termos esquecido das pendrives USB, ou do seu conteúdo, pois temos tudo possível de aceder remotamente. Mas nem só para trabalho serve este produto. A partilha de ficheiros dentro de uma rede torna-se muito mais fácil, juntamente com a partilha de conteúdo multimédia, devido aos protocolos incluídos. A qualidade de construção também é sublime, sendo apenas o preço algo elevado, mas algo de compreensível devido a ser algo relativamente novo. Para além disso, ficamos com uma “nuvem” vitalícia, ou pelo menos, enquanto o serviço da WD durar.

Por todas estas razões, ainda apesar de ser dedicado a entusiastas, este My Book Live Duo, merece o selo de recomendado pela equipa do InsideGeeks!

Agradecemos ao representante da Western Digital em Portugal pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter