Análise Samsung Galaxy S8+

04 julho 2017
Análise Samsung Galaxy S8+

Olá mais uma vez! Se não ficaram satisfeitos com a análise do Samsung Galaxy S8 e queriam saber como se comportava o seu irmão maior, o Plus, digamos que vos...

Análise Samsung Galaxy S8

25 junho 2017
Análise Samsung Galaxy S8

Boas pessoal! Primeiro que tudo vamos notificar-vos que temos uma nova parceria no nosso website, pois agora podemos contar com a ajuda da Samsung para vos trazer análises de equipamentos...

Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

25 janeiro 2017
Análise BQ Aquaris U Plus 3GB

Boas pessoal! Certamente que já tinham saudades de uma das nossas longas análises, sendo que hoje vos trazemos um novo smartphone da BQ! O smartphone que vos chega é o...

Análise devolo MAGIC 2 WiFi Starter Kit

Boas pessoal, hoje vamos ter para vocês uma análise inovadora, sobretudo para quem não gosta de ter fios espalhados por casa, contudo a performance da internet é imperativa pois gostam de jogos sem lag, vídeos sem stutters e streamings em tempo real. O produto que hoje vos apresentamos é o Devolo Magic 2 WiFi Starter Kit. Este é um dispositivo powerline, algo que a marca Devolo já é bem conhecida por fazer. Dispositivos powerline são úteis sobretudo em casas que as paredes mais grossas dificultam a utilização de WiFi. Estes novos dispositivos Devolo Magic 2 suportam um novo standard de powerline, G.hn, que promete velocidades bem mais rápidas, com este kit a chegar, na teoria aos 2400Mbps.

Descobre mais na nossa análise!

 

Primeiro contacto

Uma rápida visita ao site da Devolo, permite-nos perceber que esta empresa se dedica principalmente ao fabrico de equipamentos powerline, quer para o utilizador doméstico. Assim sendo, isto coloca a Devolo como uma das principais impulsionadoras do movimento powerline.

Para além disso podemos contar com produtos de qualidade alemã, assim como uma garantia de 3 anos nos seus produtos, o que certamente inspira confiança aos seus consumidores. O kit Devolo Magic 2 vem oferecer um protocolo mais rápido que o utilizado pelos antigos produtos da marca, conseguindo assim velocidades teóricas ainda maiores!

Especificações

Devolo Magic 2 Starter Kit

"Detalhes do produto

Mesh Wi-Fi liga todos os adaptadores devolo Magic e cria uma rede sem interrupções - para conexões maravilhosas à Internet, em todas as divisões, na varanda e no jardim. O Wi-Fi ac Standard fornece velocidades máximas incríveis de até 1200 Mbps e pura liberdade digital. Claro, sem interrupções, porque a poderosa tecnologia Powerline pode abranger distâncias extremamente longas de até 500 metros. Isto torna o streaming, os jogos, o home office ou a realidade virtual com o devolo Magic 2 WiFi ainda mais divertido! E também através de dispositivos estáticos, como Smart TV ou consola de jogos, porque podem ser facilmente ligados graças a duas portas LAN Gigabit. 

 

devolo Magic utiliza a inovadora tecnologia G.hn, que oferece as mais altas velocidades de transmissão. Por isso, os dispositivos só alcançam o seu desempenho máximo num ambiente puramente G.hn, quando não são utilizados outros adaptadores PLC em paralelo.

Especificações retiradas do site da Devolo

 

Embalagem

Esta é a embalagem do devolo Magic 2 WiFi Starter Kit. De notar que este é o kit com um powerline principal para ligar ao router e a segunda powerline com capacidades WiFi de mesh, ou seja este adaptador pode ter o mesmo nome de rede que a vossa rede principal, servindo de extender de sinal, tornando assim ainda melhor a qualidade do WiFi na vossa casa! Na embalagem domina o branco com alguns toques de azul, sendo que temos também os dispositivos em evidência.

Noutro dos lados temos um slogan sobre esta linha Magic, sobretudo devido à facilidade com que tudo funciona facilmente. Basta ligar na tomada e está automaticamente emparelhado!

Outro dos painéis revela o conteúdo desta versão Starter Kit do devolo Magic 2. Temos um adaptador devolo MAGIC 2 WiFi e um devolo MAGIC 2 LAN, juntamente com o cabo de rede.

Por fim temos as velocidades possíveis de atingir. Com o devolo Magic2 WiFi, temos máximas de 2400 Mbps e 1200Mbps por WiFi, 500m de alcance e ainda Socket de power integrado.

Ao abrir a embalagem vemos os portentosos MAGIC WiFi e MAGIC LAN.

A nível de conteúdo de embalagem é muito simples: um adaptador MAGIC WiFi, outro MAGIC LAN, juntamente com um cabo de rede CAT5e(incluírem dois seria bem vindo) juntamente com um manual de iniciação rápida.

Em suma temos uma apresentação muito cuidada, sobretudo devido à presença da caixa de cartão que protege bem os componentes. Temos também todos os acessórios necessários para inicializar rapidamente este kit devolo MAGIC Starter Kit.

devolo MAGIC 2 WiFi starter kit

Este é o adaptador devolo MAGIC WiFi 2.1. Todo ele acabado no plástico branco de alta qualidade que já estamos habituados por parte da devolo, com dois pequenos indicadores LED na parte inferior do dispositivo. Temos também uma tomada passthrough, pois para performances de qualidade a powerline deve estar ligada directamente à rede eléctrica de casa e não através de uma extensão. De resto, nota para o nome de marca devolo em relevo na parte superior.

De notar que temos duas saídas Ethernet Gigabit, juntamente com o pequeno buraco para reset da conexão.

Aqui o outro lado da devolo MAGIC 2 WiFi, muito standard, de notar apenas a excelente qualidade de construção.

Um look final ao adaptador MAGIC 2 WiFi.

Aqui notamos o adaptador simples com uma saída Ethernet Gigabit, idealmente este será o dispositivo que irão colocar junto ao vosso router.

Aqui é o que irão observar quando a ligação estiver estabelecida entre os dois dispositivos devolo.

Assim sendo termina aqui a vista geral destes aparelhos que se encontram muito bem construídos, alias como já tem vindo a ser o hábito dos aparelhos devolo. Como sempre, resta ver o software.

Sistema de teste

O devolo MAGIC 2 WiFi Starter Kit vai ser testado no nosso sistema de testes:

O sistema de testes desta review é:

AMD Ryzen 5 2400G @ 4.0 GHz

MSI B350 Tomahawk

16GB (2x8) GSkill Aegis 3000 MHz @ 3200 MHz CL18

Samsung 970 EVO Plus 500GB m2

 

Um agradecimento à Noctua, à AMD e à Antec por fornecerem os componentes que constam da banca de testes.

Utilização

De modo a utilizar este kit powerline é muito simples! Basta ligar o mesmo à vossa rede elétrica de casa (primeiro liguem o WiFi). Esperem que a cor do LED da casa fique branco. De seguida liguem o segundo adaptador perto do router. Esperem que o indicador deste fica branco e voilá. Certamente terão os vossos powerline emparelhados! De resto basta ligar os cabos LAN de acordo com o pretendido. Para configurar o WiFi mesh, é muito simples também, como iremos ver na parte de software. Isto porque o devolo MAGIC 2 utiliza configuração WPS pushbutton para obter as settings do vosso router!

 

Software

A nível de software temo o devolo cockpit ao qual já estamos habituados , pelo que resolvemos demonstrar a interface web que está disponível para controlo dos dispostivos MAGIC

Na página principal vemos a ligação ativa entre os dois dispositivos powerline presentes na nossa rede. Temos uma velocidade de 738 Mbps pois não se encontram na mesma divisão, estando algo longe um do outro. Caso estejam na mesma divisão conseguimos ter 1100 Mbps. Nesse aspecto, é excelente ter esta velocidade. Como sempre temos as hipóteses para adicionar adaptador, mudar password, ter updates, entre outros.

Ao abrir a pequena aba em cada um dos adaptadores vemos que temos a possibilidade de aceder de forma fácil à página de configuração dos dispostivos. Podemos também obter mais informação ou remover o dispositivo da rede. Vamos então aceder ao MAGIC WiFi pois é este que tem mais interessa configurar!

Vamos então observar quais são as configurações possíveis para a rede WiFi, mais propriamente a hipótese de criar uma rede Mesh! Como podem ver, basta clonar a vossa rede com o botão WPS do router para extender a vossa rede de forma simples e eficaz com este MAGIC WiFi. Esta extensão criada pode ser nos 2.4GHz ou 5GHz, com encriptação até WPA3! De resto neste software temos as opções de controlo parental, criar uma rede para convidados, horários… tudo o que é necessário num bom access point.

Tudo isto é mais interessante sabendo a performance, portanto resta testar a mesma!

Performance

Vou separar os resultados obtidos entre resultados de mundo real (obtidos com a ajuda do SpeedTest) e resultados sintéticos, ou seja, obtidos a partir da rede criada em casa.

Como é possível observar nos gráficos, é de notar a possibilidade de esgotar uma ligação de internet de 100Mbps com a utilização por cabo do Devolo MAGIC 2 WiFi. O mesmo acontece utilizando a rede wireless perto do ponto de acesso criado. Isto já acontecia no caso do Gigagate, pelo que vamos ver a nível de transferência de ficheiros dentro da rede de casa.

 

Começando por performance quando temos as duas unidades na mesma sala (que não é um elemento representativo de performance). Conseguimos obter transferências na ordem de 30MB/s, que correspondem a cerca de 240Mbps, um valor muito interessante. Colocando as powerlines noutra sala, este valor desce para cerca de 21-25MB/s, que ainda assim é na ordem de grandeza possível de obter com a bridge Gigagate! Utilizando as capacidades Mesh WiFi, aumetando imenso a qualidade de rede quando utilizado numa sala longe do router principal, foi possível obter 25MB/s quando comparamos na mesma sala e cerca de 15MB/s quando estamos na sala que obtemos 25MB/s por cabo! Isto é excelente pois ainda consegue esgotar uma ligação de 100Mbps, muito comum nos ISPS de hoje em dia.

 

Mas mais importante do que velocidade dos ficheiros foi certamente a performance em gaming online e é aí que este MAGIC 2 se destaca do Gigagate também da devolo. Jitter derivado de quebras de ligação é inexistente e é possível jogar online como uma ligação LAN se tratasse! Algo que com o Gigagate, apesar das suas rápidas velocidades não era possível. Óbvio que isto é no caso de ligação LAN com o MAGIC 2, pois por WiFi os mesmos problemas se revelam, com uma ligação de qualidade, mas não ao nível de cabo ainda.

 

Conclusão

Devolo MAGIC 2 WiFi Starter Kit

Positivo

+ Excelente Performance

+ Passthrough de Energia

+ Material de qualidade

+ Rede Wireless

Negativo

- Não é compatível com powerlines não MAGIC da devolo

Preço de venda médio: 199,90 € em Portugal

Performance: 9/10

Preço: 9/10

Qualidade de Construção: 9/10

Geral: 9/10

A devolo demonstra que é a rainha das ligações powerline com estes novos adaptadores MAGIC 2. A performance que é possível de obter é um must para quem não pode ter o computador ligado directamente ao router mas pretende jogar online de forma competitiva, pois o MAGIC 2 oferece uma estabilidade que opções WiFi não conseguem oferecer. E quando possível, utilizem sempre powerlines, pois até mesmo o kit devolo Gigagate com a sua excelente performance, por vezes tem dificuldades na estabilidade em gaming. O facto deste kit MAGIC 2 permitir WiFi Mesh, permite que os dispositivos vão andando de divisão em divisão com o mesmo SSID, mantendo a qualidade de sinal, que é óptima pois o sinal é transmitido por powerline ao invés do WiFi dos extenders tradicionais. Temos 2.4GHz e 5GHz na rede que é criada, portanto é somente uma questão de configurar ao gosto pessoal. Para quem tem fibra de 100MBps o limite também nunca irá ser dos adaptadores de rede. Para além disso, com dois adaptadores powerline, o setup é super simples derivado do devolo Cockpit e manual simples de perceber.

Por tudo isto, consideramos o devolo MAGIC 2 WiFi Starter Kit como um produto recomendado InsideGeeks!

Agradecemos ao representante da devolo em Portugal pela amostra do produto gentilmente cedida para análise.

Realtime website traffic tracker, online visitor stats and hit counter